00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5790
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Junior, Rinaldo Vieira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9156830519836354pt_BR
dc.contributor.referee1Flores, Andre Luiz-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2996479480895178pt_BR
dc.contributor.referee2Nascimento, Arlyson Alves do-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9395417554768580pt_BR
dc.creatorSantos, Clewerton dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0175634433388294pt_BR
dc.date.accessioned2019-08-28T16:36:04Z-
dc.date.available2019-07-29-
dc.date.available2019-08-28T16:36:04Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.identifier.citationSANTOS, Clewerton dos. Recorrências para Ensino médio: um passeio entre a matemática básica e a OBMEP. 2019. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5790-
dc.description.abstractThe present work aims at teaching a frequency for high school children with a teaching tool. In particular, a proposal for a didactic sequence for the teaching of returns will be presented, aiming to reinforce the relevance of the content and to provide an autonomy for the solution of a problem related to a mathematical process, based on three pillars for the development of a method mathematical. students, they are: conceptualization, manipulation and application.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecorrência matemática – Ensino médiopt_BR
dc.subjectGoogle - Sala de aulapt_BR
dc.subjectTecnologia da informação e da comunicaçãopt_BR
dc.subjectOlimpíadas de matemática - Brasilpt_BR
dc.subjectMathematics recurrence - High Schoolpt_BR
dc.subjectGoogle – Classroompt_BR
dc.subjectInformation and Communication Technologypt_BR
dc.subjectMathematics Olympics - Brazilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleRecorrências para Ensino médio: um passeio entre a matemática básica e a OBMEPpt_BR
dc.title.alternativeMiddle school recorrences: a ride between basic mathematics and OBMEPpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata do ensino de recorrência para alunos do Ensino Médio aliado a ferramenta Google Sala de aula, tendo como foco as Olimpíadas de Matemática. Em particular, será apresentado uma proposta de sequência didática para o ensino de recorrências, visando ressaltar a importância do conteúdo e viabilizar uma autonomia do discente para a solução de problemas relacionados a outros conteúdos matemáticos, baseando-se em três pilares para o desenvolvimento matemático dos estudantes, sendo eles: conceituação, manipulação e aplicação.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Recorrências para Ensino médio - um passeio entre a matemática básica e a.pdf2.63 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.