06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5717
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Fábia Pereira da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4258846779795319pt_BR
dc.contributor.referee1Costa, Januacele Francisca da-
dc.contributor.referee2Santos, Aline dos-
dc.creatorQueiroz, Maria Amélia Lima-
dc.date.accessioned2019-08-20T15:05:22Z-
dc.date.available2019-08-20-
dc.date.available2019-08-20T15:05:22Z-
dc.date.issued2019-08-08-
dc.identifier.citationQUEIROZ, Maria Amélia Lima.A variação entre ter e haver em construções existenciais na escrita de alunos do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5717-
dc.description.abstractThe present research presented here assumes that there are linguistic differences between the norms established by normative grammar and the actual uses of language. The main objective of this research is to analyze, in the light of the methodological theoretical assumptions of the Theory of Variation and Linguistic Change, the writing profile of students of the 3rd year of high school of the Pariconha State School of Basic Education in relation to the variable behavior of verbs. have and have in existential constructions. According to the results obtained, we find that there is a preference for "having" over "having", and this predilection is possibly related to the community and groups to which these students involved in the research belong. It was used the theoretical contribution of Almeida (1999), Cegalla (1978), Vitório (2012), Labov (2008), Sacconi (2001) and Tarallo (2012), among others.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Letras(Português)pt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectTer e haverpt_BR
dc.subjectFala e escritapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectPariconha - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
dc.titleA variação entre ter e haver em construções existenciais na escrita de alunospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aqui apresentada parte do pressuposto de que há diferenças linguísticas entre as normas estabelecidas pela gramática normativa e os reais usos da língua. O objetivo principal desta pesquisa é analisar, à luz dos pressupostos teórico metodológicos da Teoria da Variação e Mudança linguística, o perfil de escrita de alunos do 3º ano do ensino médio da escola Escola Estadual de Educação Básica de Pariconha em relação ao comportamento variável dos verbos ter e haver em construções existenciais. De acordo com os resultados obtidos, verificamos que há uma preferência pelo “ter” em detrimento do “haver”, sendo que essa predileção possivelmente tem relação com a comunidade e grupos aos qual pertencem esses alunos envolvidos na pesquisa. Foi utilizado o aporte teórico de Almeida (1999), Cegalla (1978), Vitório (2012), Labov (2008), Sacconi (2001) e Tarallo (2012), entre outros.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.