00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAU - FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FAU
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Tipo: Tese
Título: O desejo pela habitação intramuros e a influência da publicidade na transformação do conceito de morar em Alagoas
Título(s) alternativo(s): The desire for the intramuros housing and the influence of advertising in the transformation of the concept of pwelling in Alagoas
Autor(es): Silva, Leonardo Fireman de Castro
Primeiro Orientador: Manhas, Adriana Capretz Borges da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Ferrare, Josemary Omena Passos
metadata.dc.contributor.referee2: Barbirato, Gianna Melo
metadata.dc.contributor.referee3: Moura, Rosa
metadata.dc.contributor.referee4: Silva, Carolina Pescatori Candido da
Resumo: Esta pesquisa parte da hipótese segundo a qual as estratégias discursivas propagadas pelos agentes sociais interessados em vender condomínios fechados em Alagoas potencializam e se alimentam dos problemas presentes nas cidades que prometem solucionar, ressignificando o conceito de habitar no imaginário dos indivíduos, atingindo diversas faixas de renda. A partir da análise de estratégias persuasivas que a publicidade se utiliza para vender condomínios, este estudo demonstra que o discurso das construtoras e imobiliárias busca transformar o conceito de morar no condomínio fechado como ideal, a solução para todos os problemas enfrentados coletivamente. O produto condomínio fechado não mais se atem somente às faixas de renda mais altas; este também vem sendo vendido para as faixas de renda mais baixas, tendo se multiplicado ainda mais para este segmento com o Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), desde seu surgimento em 2009. A partir de estratégias discursivas que empregam palavras como “segurança”, “lazer”, “natureza”, “paraíso”, os agentes sociais interessados na venda dos condomínios fechados propagam um modelo de estilo de vida que propõe a ideia de que a vida dentro dos condomínios fechados é a solução para os problemas urbanos enfrentados na cidade. No entanto, essa ideia provoca um afastamento dos espaços públicos e da percepção de cidadania, tendo em vista que, se os problemas da cidade como segurança, lazer e infraestrutura fossem resolvidos, o cenário que favorece o aumento de sua implementação seria extinto. Estudos e críticas recentes sobre urbanização após a implementação do PMCMV no Brasil apontam para efeitos negativos sobre a cidade pelos quais Maceió/AL também enfrenta como a intensificação do crescimento urbano espraiado e os altos gastos (ou a ausência) com investimentos públicos para infraestrutura, quando a cidade deveria estar otimizando os serviços em formas de ocupações mais compactas. Ao final da tese, pode-se concluir que o discurso publicitário desperta o desejo de consumo pelos espaços intramuros nos consumidores com renda mais altas, mas estes podem arcar com a manutenção do estilo de vida destes espaços. Por outro lado, as pessoas que se encaixam nas faixas 1 e 2 do PMCMV e que vão comprar seus imóveis nos condomínios (os quais atualmente ocupam áreas outrora pertencentes ao perímetro rural de Maceió) é que sofrem com a distância e o isolamento, além da falta de infraestrutura urbana inclusive de transporte para acessarem os serviços oferecidos pela cidade os quais estão concentrados nas regiões centrais, pois a moradia em condomínio não representa uma escolha mas a única opção que o mercado oferece para esta faixa de renda. O discurso publicitário contribui para reforçar a ideia do condomínio fechado como única forma possível de se morar atualmente, frente as “ameaças” que a vida fora dos muros impõe aos cidadãos. A análise das propagandas para a venda de moradias em condomínios para pessoas de baixa renda mostrou que as estratégias discursivas empregadas são as mesmas daquelas usadas em peças publicitárias para a venda de condomínios de luxo. Da mesma forma, o pensamento se estende para as outras funções da cidade que passam a acontecer cada vez mais em espaços fechados, controlados e segregados, causando cada vez menos estranheza na população.
Abstract: This research is based on the hypothesis that the discursive strategies propagated by the social agents interested in selling condominiums in Alagoas potentiate and feed on the problems present in the cities that they promise to solve, resignifying the concept of dwelling in the individuals' imagination, reaching several income brackets. From the analysis of persuasive strategies that advertising use to sell condominiums, this study demonstrates that the discourse of builders and real estate agencies seek to transform the concept of living in the condominium as ideal, the solution to all problems faced collectively. The condominium product is no longer limited to the highest income brackets; this one also comes been sold for the lowest income brackets, having multiplied even more for this segment with the My House My Life Program (PMCMV), since its inception in 2009. Starting from the discursive strategies that use words such as "security" , "Leisure", "nature", "paradise", the social agents interested in the sale of closed condominiums propagate a lifestyle model that proposes the idea that life inside closed condominiums is the solution to the urban problems faced in City. However, such an idea causes a removal from the public spaces and from perception of citizenship, given that that if the city's problems such as security, leisure and infrastructure were solved, the scenario that favors the increase of its implementation would be extinguished. Recent studies and criticisms on urbanization after the implementation of the PMCMV in Brazil point to negative effects on the city, for which Maceió/AL also faces like the intensification of sprawling urban growth and the high expenses (or absence) with public investments for infrastructure, when the city should be optimizing services in ways of more compact occupations. At the end of the thesis, it can be concluded that the advertising discourse arouses the desire for consumption by the intramural spaces in the consumers with higher income, these can afford to maintain the lifestyle of these spaces. On the other hand, people who fit into lanes 1 and 2 of the PMCMV and who are going to buy their properties in the condominiums (which currently occupy areas formerly belonging to the rural perimeter of Maceió) suffer from distance and isolation, lack of urban infrastructure including transportation to access the services offered by the city which are concentrated in the central regions, because housing in condominium do not represent a choice but the only option that the market offers for this income bracket. The publicity discourse contributes to reinforce the idea of the closed condominium as the only possible way of living today, facing the "threats" that life outside the walls imposes on citizens. The analysis of advertisements for condominium sales for low income people showed that the discursive strategies employed are the same as those used in advertising for the sale of luxury condominiums. Likewise, the thought extends for the other functions of the city which happen to happen more and more in closed, controlled and segregated spaces, causing less and less strangeness in the population.
Palavras-chave: Habitação
Condomínios fechados – Alagoas
Discurso persuasivo
Poder simbólico
Mercado imobiliário
Housing
Condominiums – Alagoas
Persuasive speech
Symbolic Power
Real estate market
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Citação: SILVA, Leonardo Fireman de Castro. O desejo pela habitação intramuros e a influência da publicidade na transformação do conceito de morar em Alagoas. 2019. 350 f. Tese (Doutorado em Arquitetura: Cidades) – Faculdade de Arquitetura, Programa de Pós Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5664
Data do documento: 16-abr-2019
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