00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5549
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0771452713521203pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Antonio Fernando Gouvêa da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9621931288117213pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Nadja Naira Aguiar-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1524039490409323pt_BR
dc.creatorRocha, Adriana Rocely Viana da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3183857457753842pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-25T14:35:37Z-
dc.date.available2019-07-25-
dc.date.available2019-07-25T14:35:37Z-
dc.date.issued2011-06-01-
dc.identifier.citationROCHA, Adriana Rocely Viana da. A rede temática do II segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no munícipio de Maceió. 2019. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5549-
dc.description.abstractThis work aimed to analyze the processes of implementation and network implementation issue in the schools of Segment II of Youth and Adults in the city of Maceió. We left the following question: What are the advances and limits indicated by the actors who participated in the process of reorientation curricular thematic network in Segment II EJA, at Public Education in Maceió in the period 2005-2009? The research is qualitative (LUDKE, ANDREW, 1986). We used documentary analysis of political-pedagogical projects of schools object of the study and implementation of Project II segment of the EJA (2005), semi-structured interviews and focus group which constituted the corpus of this investigation. Was based on the researchers from the: Silva, Tomaz (2003), Moreira e Silva, T. (2005) and Moreira (1990, 2006), Freitas (2010) and Freitas and Moura (2007), Moura (2007, 2010), Freitas (2010), Brandão (2002), Freire (1987, 1991), Silva, A. (2004), Cortella (1992), among others. The study revealed that the reorientation process in curriculum Thematic Network in the city of Maceió made attempts to progress in the political-pedagogical, especially in schools. However, the limits in the field of management, which interfered with institutional factors contributed to its discontinuity.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRede temáticapt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultos (EJA) - EJA - II Segmentopt_BR
dc.subjectThematic networkpt_BR
dc.subjectYouth and Adult Education - Segment IIpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleA rede temática do II segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no munícipio de Maceiópt_BR
dc.title.alternativeThe thematic network II segmento f the Youth and Adult Education (EJA) in the city of Maceiópt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação objetivou analisar os processos de implantação e de implementação da rede temática, nas escolas do II Segmento da Educação de Jovens e Adultos, do município de Maceió. Partimos do seguinte questionamento: Quais os avanços e os limites apontados pelos atores que participaram do processo de reorientação curricular, em rede temática, no II Segmento de EJA, na rede pública municipal de educação de Maceió, no período 2005-2009? A pesquisa é de cunho qualitativo (LUDKE; ANDRÉ, 1986). Utilizamos análise documental dos Projetos Político pedagógicos das escolas objeto do estudo e do Projeto de implantação do II segmento da EJA (2005), entrevistas semiestruturadas, e grupo focal que se constituíram nos corpora desta investigação. Fundamentou-se nos pesquisadores/as: Silva, Tomaz (2003), Moreira e Silva, T. (2005) e Moreira (1990, 2006), Freitas (2010) Freitas e Moura (2007), Moura (2007, 2010), Freitas (2010), Brandão (2002), Freire (1987, 1991), Silva, A. (2004), Cortella (1992), dentre outros. O estudo revelou que o processo de reorientação curricular em Rede Temática, no município de Maceió, apresentou tentativas de avanços no plano político-pedagógico, sobretudo nas escolas. No entanto, os limites no campo da gestão, que interferiram nos condicionantes institucionais, contribuíram para a sua descontinuidade.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A rede temática do II segmento da educação de jovens e adultos (EJA) no municípios de Maceió.pdfA rede temática do II segmento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no munícipio de Maceió1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.