00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IP - INSTITUTO DE PSICOLOGIA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IP
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Tipo: Dissertação
Título: A infância e a criança na psicologia: metassíntese da produção acadêmica de grupos de pesquisa e pesquisadores brasileiros
Título(s) alternativo(s): La infancia y el niño en la psicologia: metassitesis de la produción académica de grupos de investigación y investigadores brasileños
Autor(es): Santos, Maria Sandra dos
Primeiro Orientador: Oliveira, Adélia Augusta Souto de
metadata.dc.contributor.referee1: Miura, Paula Orchiucci
metadata.dc.contributor.referee2: Sousa, Sônia Margarida Gomes
metadata.dc.contributor.referee3: Leitão, Heliane de Almeida Lins
Resumo: O presente projeto de pesquisa tem objeto de estudo os conceitos de infância e de criança na produção acadêmica da área de conhecimento da psicologia. Objetiva-se sistematizar o conhecimento teórico e metodológico produzido e autoria da produção sobre a infância e a criança no âmbito da psicologia no Brasil. Trata-se de método de análise descritivointerpretativa, do tipo metassíntese. Para tanto, foi realizada as seguintes fases: exploração no banco de dados, no portal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), acessando e explorando os conteúdos disponíveis; identificação de vinte e quatro grupos certificados no diretório de grupos (DGP), com os descritores: infância, criança, crianças e infantil; aplicação de fases de cruzamento e de refinamento, com obtenção de 21 grupos; a descrição dos dados do diretório de grupos com os filtros: todas as regiões, todas as instituições, todos os anos, as Ciências Humanas como grande área de conhecimento e a Psicologia como área específica. Os vinte e um pesquisadores líderes, possuem doutorado ou pós-doutorado; o grupo mais antigo foi formado em 1992 e o mais recente, em 2017. Nos anos de 2010, 2013 e 2017 foram formados três grupos de pesquisa, sendo esse o maior quantitativo de grupos criado por ano. São 18 instituições públicas e 03 comunitárias representadas em cada grupo. O estudo realizou ainda a identificação das produções dos pesquisadores líderes de cada grupo, por meio da Plataforma Lattes, acessando o currículo dos mesmos; descrição da produção dos grupos e dos pesquisadores; identificação de aspectos teóricos e metodológicos da produção dos líderes de cada grupo. Essa etapa permitiu contabilizar os artigos de cada líder de grupo de pesquisa, por meio do acesso ao currículo Lattes dos mesmos, onde se obteve um quantitativo de 73 artigos, publicados entre 2013 a 2017, com um dos quatro descritores presentes no título. São 48 artigos com o termo crianças, 10 com o termo infantil, 08 com o termo infância e 07 com o termo criança no título. Na fase qualitativa, de análise dos artigos, permitiu a seguinte síntese interpretativa: o uso do conceito criança/as demarca certa faixa etária da criança, onde são avaliados aspectos do desenvolvimento, com demarcação orgânica e social, associados a diversas temáticas. Por outro lado, o conceito de infância/infantil apresentam pressupostos de base históricas e culturais. Os estudos, do ponto de vista do método, são quarenta e sete (47) estudos empírico-experimentais e vinte e seis (26) estudos teóricos. Em relação às perspectivas teóricas adotadas nos estudos, dos setenta e três (73) artigos analisados, quarenta (40) não especificaram a perspectiva teórica abordada. São trinta e três (33) artigos que especificam o uso de alguma abordagem teórica. As abordagens teóricas utilizadas nos artigos foram subdivididas em cinco (05) categorias teóricas: Histórico-culturais/Psicossociais (14), Cognitivo-comportamentais (08), Psicologia do desenvolvimento (07), Psicanálise (02) e Neuropsicologia (02). Considera-se importante a utilização de bases online de pesquisas e pesquisadores, na configuração dos estudos da infância e da criança, no estabelecimento de redes de pesquisas, no âmbito da psicologia brasileira.
Abstract: RESUMEN: El presente proyecto de investigación tiene objeto de estudio los conceptos de infancia y de niño en la producción académica del área de conocimiento de la psicología. Objetiva sistematizar el conocimiento teórico y metodológico producido y autoría de la producción sobre la infancia y el niño en el ámbito de la psicología en Brasil. El método se trata de um análisis descriptivo-interpretativo, del tipo metassíntesis. Para ello, se realizaron las siguientes fases: explotación en el banco de datos, en el portal del Consejo Nacional de Desarrollo Científico y Tecnológico (CNPq), accediendo y explorando los contenidos disponibles; identificación de veinticuatro grupos certificados en el directorio de grupos (DGP), con los descriptores: infancia, niño, niños e infantil; aplicación de fases de cruce y de refinamiento, con la obtención de 21 grupos; la descripción de los datos del directorio de grupos con los filtros: todas las regiones, todas las instituciones, cada año, las Ciencias Humanas como gran área de conocimiento y la Psicología como área específica. Los veinte y uno investigadores líderes, poseen doctorado o postdoctorado; el grupo más antiguo fue formado en 1992 y El más reciente, en 2017. En 2010, 2013 y 2017 se formaron tres grupos de investigación, siendo el mayor cuantitativo de grupos creado por año. Son 18 instituciones públicas y 03 comunitarias representadas en cada grupo. El estudio también realizó la identificación de lãs producciones de los investigadores líderes de cada grupo, a través de la Plataforma Lattes, accediendo al currículo de los mismos; descripción de la producción de los grupos y de los investigadores; identificación de aspectos teóricos y metodológicos de la producción de los líderes de cada grupo. Esta etapa permitió contabilizar los artículos de cada líder de grupo de investigación, a través del acceso al currículo Lattes de los mismos, donde se obtuvo um cuantitativo de 73 artículos, publicados entre 2013 a 2017, con uno de los cuatro descriptores en el título. Son 48 artículos con el término niños, 10 con el término infantil, 08 con El término infancia y 07 con el término niño en el título. En la fase cualitativa, de análisis de los artículos, permitió la siguiente síntesis interpretativa: el uso del concepto niño / as demarca cierta franja etaria del niño, donde se evalúan aspectos del desarrollo, con demarcación orgánica y social, asociados a diversas temáticas. Por otro lado, el concepto de infancia / infantil presentan presupuestos de base históricas y culturales. Los estudios, desde el punto de vista del método, son cuarenta y siete (47) estudios empírico-experimentales y veintiséis (26) estudios teóricos. En relación a las perspectivas teóricas adoptadas en los estudios, de los setenta y tres (73) artículos analizados, cuarenta (40) no especificaron la perspectiva teórica abordada. Son treinta y tres (33) artículos que especifican el uso de algún enfoque teórico. Los enfoques teóricos utilizados en los artículos fueron subdivididos en cinco (05) categorias teóricas: Histórico-culturales / Psicosociales (14), Cognitivo-comportamentales (08), Psicología del desarrollo (07), Psicoanálisis (02) y Neuropsicología (02). Se considera importante la utilización de bases online de investigaciones e investigadores, en La configuración de los estudios de la infancia y del niño, en el establecimiento de redes de investigación, en el ámbito de la psicología brasileña.
Palavras-chave: Psicologia – Produção acadêmica
Psicologia - Infância
Metassíntese (Pesquisa bibliográfica)
CNPq - Pesquisadores
Psicologia - Pesquisadores
Psicología - Producción académica
Metassíntesis (Búsqueda Bibliográfica)
CNPq - Investigadores
Psicologia - Investigadores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: SANTOS, Maria Sandra dos. A infância e a criança na psicologia: metassíntese da produção acadêmica de grupos de pesquisa e pesquisadores brasileiros. 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5546
Data do documento: 1-mar-2019
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