00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5531
Tipo: Dissertação
Título: A utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): The use of PhET for mathematical learning in the final series of Fundamental teaching
Autor(es): Barros, Jailson Cardoso de
Primeiro Orientador: Guerra, Ediel Azevedo
metadata.dc.contributor.referee1: Melo, Vanio Fragoso de
metadata.dc.contributor.referee2: Barros, Amauri da Silva
Resumo: O objetivo geral deste trabalho é a criação de um guia de utilização de um software de objetos virtuais chamado PhET para a aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino Fundamental. Para a criação desse guia criamos e aplicamos uma sequência didática baseada na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel (1982). Essa sequência foi construída e aplicada com os procedimentos metodológicos de uma pesquisa-ação. Contamos com a participação de dois professores e de 138 estudantes dos nonos e oitavos anos de uma escola pública de Maceió/AL. O guia de utilização do PhET mencionado encontra-se no apêndice E deste texto dissertativo destinado ao exame de qualificação.
Abstract: The objective of this work is the creation of a guide to use virtual learning software for learning mathematics in the final grades of elementary school. Stop a way to create and apply a didactic sequence in the meaningful learning class of Ausubel (1982). This was built and applied with the methodological procedures of an action research. We had the participation of two teachers and 138 students from the ninth and eighth years of a public school in Maceió / AL. The PhET user guide is in Appendix E and this text is written for the qualification exam.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino
PhET (Software livre)
Ambiente virtual - Simulação
Aprendizagem significativa
Mathematics - Study and teaching
PhET (Free Software)
Virtual Environment – Simulation
Meaningful learning
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: BARROS, Jailson Cardoso de. A utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental. 2019. 151f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5531
Data do documento: 9-mai-2019
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A utilização do PhET para aprendizagem de matemática.pdfA utilização do PhET para aprendizagem de matemática nas séries finais do Ensino fundamental6.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PRODUTO EDUCACIONAL - Um guia prático para a utilização do PhET.pdf2.84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.