00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5483
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Viviane Briccia do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9868471165999611pt_BR
dc.contributor.referee2Dias, Wandearley da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4655224339571082pt_BR
dc.creatorAzevedo, Lidiany Bezerra Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701435125267934pt_BR
dc.date.accessioned2019-07-18T20:04:00Z-
dc.date.available2019-07-18-
dc.date.available2019-07-18T20:04:00Z-
dc.date.issued2016-06-08-
dc.identifier.citationAZEVEDO, Lidiany Bezerra Silva de. Ensino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5483-
dc.description.abstractThe present study hasits purpose realize aresearch about the physical knowledge in the early years of elementary school, having the main approachthe teaching of science for research, as an important didacticismstrategy for the promotion of Scientific Literacy. The choice of subject was given because of physical knowledge is little explored in the early years of schoolingwe believe that early the child must have contact with the teaching of physics, why this is something that is part of their daily lives. Therefore, we develop a didactic sequence addressing the Electricity contents, because the National Curriculum Parameters of Science Teaching consider important the presence of these contents in Primary Education. Therefore, the proposed research will be qualitative, type action research, developed on 11 to 12 November 2015 in a class of 5th grade of elementary school, with the research Locus a school in the municipality of Palmeira dos Índios. As data collection instrument we use questionnaires and audio recordings. For data analysis, we will use the content analysis categories of Bardin , as well as indicators of Scientific Literacy proposed by Sasseron and Carvalho. The results showed that the Education for research is a methodology that provides the student an effective learning and investigative practices help students to become literate scientifically.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por Investigaçãopt_BR
dc.subjectEletricidade - Ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectAlfabetização Científicapt_BR
dc.subjectEducation for Researchpt_BR
dc.subjectElectricity - Teaching and learningpt_BR
dc.subjectScientific literacypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científicapt_BR
dc.title.alternativeResearch in Science education in the early years of Basic education: studies of the basic concepts of to the promotion of sciebtific literacypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO Presente estudo tem como propósito realizar uma pesquisa acerca do conhecimento físico nos anos iniciais do ensino fundamental, tendo como principal abordagem o Ensino de Ciências por investigação, como uma importante estratégia didática para a promoção da Alfabetização Científica. A escolha do tema se deu em virtude do conhecimento físico ser pouco explorado nos primeiros anos de escolaridade, pois acreditamos que desde cedo a criança já deve entrar em contato com o ensino da Física, até por que é algo que faz parte do seu cotidiano. Sendo assim, desenvolvemos uma sequência didática abordando os conteúdos de Eletricidade, visto que os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino de Ciências (PCNS) consideram importante a presença destes conteúdos no Ensino Fundamental. Diante disso, a pesquisa proposta será de natureza qualitativa, de natureza bibliográfica, desenvolvida nos dias 11 à 12 de Novembro de 2015 em uma turma do 5° ano do ensino fundamental, sendo o Lócus de pesquisa uma Escola do Município de Palmeira dos Índios. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos questionários e gravações em áudio. Para análises de dados, utilizaremos a análise de conteúdos por categorias de Bardin, bem como os Indicadores da Alfabetização Cientifica propostos por Sasseron e Carvalho. Os resultados apontaram que o Ensino por investigação é uma metodologia que proporciona ao aluno um aprendizado eficaz e que as práticas investigativas contribuem para que os alunos possam se alfabetizar cientificamente.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de ciências por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental - estudo dos conceitos básicos de eletricidade....pdfEnsino de Ciências por investigação nos anos iniciais do Ensino fundamental: estudo dos conceitos básicos de eletricidade para a promoção da alfabetização científica1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.