00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/534
Tipo: Tese
Título: Nossos comerciais, por favor! : uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária.
Título(s) alternativo(s): Our advertisements, please! : an analysis of discourse on the advertising langage.
Autor(es): Rangel, Heder Cleber de Castro
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Florêncio, Ana Maria Gama
metadata.dc.contributor.referee2: Magalhães, Belmira Rita da Costa
metadata.dc.contributor.referee3: Silva Sobrinho, Helson Flavio da
metadata.dc.contributor.referee4: Gomes, Isaltina Maria de Azevedo Mello
Resumo: Trazemos neste trabalho uma análise discursiva sobre a linguagem publicitária cuja ancoragem epistemológica se dá pela teoria da Análise de Discurso (AD) de origem francesa (MICHEL PÊCHEUX). Acrescentamos interlocuções com Bakhtin. Incluímos ainda alguns estudiosos da comunicação, da publicidade e do marketing Neves, Sant Anna, Gracioso, Predebon , numa tentativa de analisar os sentidos do discurso publicitário, a partir do corpus formado por anúncios de uma campanha veiculada em 2001, assinada pela Associação Brasileira de Agências de Publicidade (ABAP) e demais associações ligadas à comunicação publicitária. Possibilitar uma leitura crítica do discurso publicitário, identificar marcas explícitas e implícitas, indicativas de um jádito revelador, reconhecer traços ideológicos que afetam os universos discursivos constituintes do sentido e das posições dos sujeitos são alguns dos objetivos a que nos propomos. A partir da abordagem teórica utilizada, identificamos que a produção do discurso publicitário sintoma do capital está pautada nas interlocuções sociais e no exercício de um poder que utiliza uma linguagem opaca, focalizada em conflitos, contradições, promessas de sucesso a todo custo, encontrando terreno fértil para seu próprio desenvolvimento e manutenção do capitalismo.
Abstract: We bring in this work a discursive analysis on the language advertising executive whose epistemological anchorage that occurs for the theory of the Analysis of Speech (AD) of French origin (MICHEL PÊCHEUX). We add interlocutions with Bakhtin. We still include some scholars of the communication, the advertising and the marketing Neves, Sant'Anna, Gracioso, Predebon in an attempt to analyze the directions of the speech advertising executive, from the corpus formed by announcements of a campaign propagated in 2001, signed by Associação Brasileira de Agências de Publicidade (the Brazilian Association of Publicity Agencies (ABAP)) and others associations linked to the advertising communication. Some of aims we consider are to make possible a critical reading of the advertising speech; to identify indicative of explicit and implicit points, already-said revealing; to recognize ideological traces that affect the constituent sense of discursive universes and citizens´ opinions. From the used boarding theoretical, we identify that the production of the advertising speech - symptom of the capital - is based on the social interlocutions and the exercise of a power that uses a cloudy language, focused in conflicts, contradictions, promises of all cost success, finding fertile land for its proper the capitalism development and maintenance.
Palavras-chave: Analysis of speech
Advertising
Marketing
Análise de discurso
Publicidade
Marketing
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: RANGEL, Heder Cleber de Castro. Our advertisements, please! : an analysis of discourse on the advertising langage.. 2009. 164 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/534
Data do documento: 26-ago-2009
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_HederCleberdeCastroRangel_2009.pdf2.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.