06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5283
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Pereira, Rodrigo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2632193407434077pt_BR
dc.contributor.referee1Voss, Lilian Kelly de Almeida Figueiredo-
dc.contributor.referee2Santos, Noélia Rodrigues dos-
dc.creatorSilva, Williane Damasceno da-
dc.date.accessioned2019-06-19T15:22:28Z-
dc.date.available2019-06-18-
dc.date.available2019-06-19T15:22:28Z-
dc.date.issued2019-05-22-
dc.identifier.citationSILVA, Williane Damasceno da. Indisciplina e violência na escola: um estudo sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro do espaço escolar de uma instituição de ensino do município de Delmiro Gouveia - AL. 2019. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5283-
dc.description.abstractThis research, of the qualitative type, had as objectives to analyze the concepts of indiscipline and its unfolding to the context excolar; to point out problems in relation to school indiscipline; present the point of view of managers, teachers and students regarding indiscipline in the school context. The school, aiming at a better organization and social coexistence in its daily life, creates many norms, most of the time with the objective of favoring the collective welfare and reaching its educational goals. What has been examined, however, is that, on a recurring basis, the students do not comply. It is believed that the students' conception of the construction of these rules is that they are built on hierarchical bases, that is, it comes from authority, which makes them unaware of the moral principles that underpin them and the purpose of comply with them. By doing this, the school misses the opportunity to help the student develop autonomous thinking. It is thus a superficial and heteronomous obedience that, when it is effective, is sometimes due to the fear of punishment, sometimes due to the expectation of rewards. The sample consists of a manager, four teachers, and a 6th grade class from a public school, in the municipality of Delmiro Gouveia - AL. For this research, questionnaires and semi-structured interviews were used with the manager of the educational institution, teachers and students. The results of the research provided a reflection about the understanding of the concepts of indiscipline and the difficulties of working with this content.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectIndisciplinapt_BR
dc.subjectViolênciapt_BR
dc.subjectAmbiente escolarpt_BR
dc.subjectEducação primáriapt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAISpt_BR
dc.titleIndisciplina e violência na escola: um estudo sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas dentro do espaço escolar de uma instituição de ensino do município de Delmiro Gouveia - ALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa, do tipo qualitativa, teve como objetivos analisar os conceitos de indisciplina e os seus desdobramentos para o contexto excolar; apontar problemáticas em relação a indisciplina escolar; apresentar o ponto de vista dos gestores, professores e alunos em relação a indisciplina no conytexto escolar. A escola visando uma melhor organização e convivência social em seu cotidiano, cria inúmeras normas, na maior parte das vezes com o objetivo de favorecer o bem estar coletivo e atingir suas metas educacionais. O que se examinou, entretanto, é que, de modo recorrente, os estudantes não as cumpre. Acredita-se com isso que a concepção dos alunos sobre a construção dessas regras é a de que elas são construídas em bases hierárquicas, ou seja, provém da autoridade, o que faz com que eles desconheçam os princípios morais que as embasam e o objetivo de cumpri-las. Agindo dessa maneira, a escola perde a oportunidade de auxiliar o aluno a desenvolver um pensamento autônomo. Constitui-se assim, uma obediência superficial e heterônoma que, quando se efetiva, ora se dá pelo medo de punições, ora pela expectativa de recompensas. A amostra compõe-se de uma gestora, quatro professores(as), e uma turma de 6º ano de uma escola pública, do município de Delmiro Gouveia – AL. Para esta pesquisa foram utilizados questionários e entrevistas semiestruturadas com a gestora da instituição de ensino, professores e alunos. Os resultados das pesquisas proporcionou uma reflexão acerca da compreensão dos conceitos da indisciplina e as dificuldades de se trabalhar esse conteúdo.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - PEDAGOGIA - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.