00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IQB - Instituto de Química e Biotecnologia Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IQB
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Uchôa, Sílvia Beatriz Beger-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2912504494560823pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Alves, Carlos Henrique Almeida-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4002100121572984pt_BR
dc.contributor.referee1Nascimento, Ticiano Gomes do-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6296388037177344pt_BR
dc.contributor.referee2Ribeiro, Nubia Moura-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0456729000030033pt_BR
dc.contributor.referee3Carvalho, Cenira Monteiro de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3019950915819022pt_BR
dc.creatorSilva, Danielle Clara Santana da-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2633692033622647pt_BR
dc.date.accessioned2019-06-10T17:44:18Z-
dc.date.available2019-04-24-
dc.date.available2019-06-10T17:44:18Z-
dc.date.issued2019-02-19-
dc.identifier.citationSILVA, Danielle Clara Santana da. Sistematização processual da transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educação. 2019. 92 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação) – Instituto de Química e Biotecnologia, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5222-
dc.description.abstractThe Federal Institutes of Education, Science and Technology (IFS), created with the proposal of being a reference model in professional and technological education, are educational structures with high impact transforming the social reality where their campuses are inserted. After one decade of its creation as Federal Institutes, IFs find the challenge of implementing technology transfer in their context as a real demand. Considering the potential of IFS in the generation of technologies that meet the local productive demands of the communities where they are inserted and the importance of a rapid response to the productive sector, it is necessary to establish a standard flow of technology transfer procedures to be used in order to allow the application in the other IFS that have not yet reached this level of maturity. It was established as a methodology for this analysis the search in the INPI databases regarding patents and technology transfer contracts in order to identify the institutes that stand out as patent depositors and in technology transfer agreements registered with INPI. Based on this identification, a data collection was done in the IFS in order to verify which models and administrative practices related to the transfer of technology are adopted. It concludes by demonstrating the lack of institutionalized operational procedures for technology transfer in the FIs analyzed, proposing a standard operating procedure model that can be applied to the administrative processing of technology transfer contracts.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação - PROFNITpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstitutos federais de educação, ciência e tecnologiapt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectContratos - Transferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectFederal Institutes of Education, Science and Technologypt_BR
dc.subjectTransfer of technologypt_BR
dc.subjectContracts - Transfer of technologypt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.titleSistematização processual da transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeSistematização de procedimentos para a transferência de tecnologia no contexto dos Institutos Federais de Educaçãopt_BR
dc.title.alternativeSystematization of technology transfer in the context of the Federal Institutes of Educationpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoOs Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs), criados com a proposta de serem modelo de referência em educação profissional e tecnológica, são estruturas educacionais de alto impacto transformador da realidade social onde seus Campi estão inseridos. Após uma década de sua criação enquanto Institutos Federais, os IFs encontram o desafio de implementar a transferência tecnológica em seu contexto como uma demanda real. Considerando as potencialidades dos IFs na geração de tecnologias que atendam às demandas produtivas locais das comunidades onde estão inseridos e a importância de uma resposta rápida ao setor produtivo, chega-se a necessidade de estabelecimento de um fluxo padrão de procedimentos de transferência de tecnologia a ser utilizado de modo a possibilitar a aplicação nos demais IFs que ainda não atingiram esse nível de maturidade. Foi estabelecida como metodologia para essa análise a busca nas bases de dados do INPI referentes a patentes e contratos de transferência tecnológica de modo a identificar os institutos que mais se destacam como depositantes de patentes e em contratos de transferência de tecnologia averbados no INPI. A partir dessa identificação foi feito um levantamento de dados nos IFs de modo a verificar quais os modelos e práticas administrativas referentes à transferência de tecnologia são adotados. Conclui-se, demonstrando a inexistência de procedimentos operacionais institucionalizados de transferência de tecnologia nos IFs analisados, propondo-se um modelo de procedimento operacional padrão passível de ser aplicado para a tramitação administrativa de contratos de transferência tecnológica.pt_BR
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