00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Lima, José Aloísio Nunes de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6575240213728426por
dc.contributor.referee1Matos, Edilene Dias-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/693563701383141por
dc.contributor.referee2Moura, Sérgio Arruda de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5417599262853598por
dc.contributor.referee3Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274por
dc.contributor.referee4Santos, Magnólia Rejane Andrade dos-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799712D3por
dc.creatorSantos Neto, Artur Bispo dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3979204224090102por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:30:23Z-
dc.date.available2008-11-28-
dc.date.available2015-08-25T18:30:23Z-
dc.date.issued2007-10-08-
dc.identifier.citationSANTOS NETO, Artur Bispo dos. A palavra e a imagem no poema O navio negreiro de Castro Alves. 2007. 204 f. Tese (Doutorado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/519-
dc.description.abstractOur thesis sails through the Castro Alves' poem The slave ship, that incorporates itself in a romantic tradition by means of the dialog established with Heinrich Heine, Gonçalves Dias, Pedro Luiz and a minor poets pleiad, manifesting the poetry epos vicissitudes dedicated to the cause of the slaves freedom. The dialectic nature from this poetic reveals itself as in the antagonist relations that delays the way that the lyric subject understands the world under the approximation and removal perspective, as in the tragic scene representation that the figures of the scenic picture mimetic the world under a Benjamin interpretative way of a mourned game. The literature genders configure themselves as optical artifacts that allow to understand the literature text as images profusion which every figure appear drunkard inside the ship fog marked by the imperative of the whip violence and the bodies dancing movement. In the fruition of the translator task, as Flávio Kothe points, we try to understand the allegoric nature of the words and images that inscribe themselves in the deep fog of the libertarian rhetoric of Castro Alves's romanticism.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoetic image, Dialecticeng
dc.subjectLiterature genderseng
dc.subjectBlack poeticeng
dc.subjectImagem poéticapor
dc.subjectDialéticapor
dc.subjectGêneros literáriospor
dc.subjectPoética negrapor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleA palavra e a imagem no poema O navio negreiro de Castro Alvespor
dc.title.alternativeThe word and image in poem The slave ship of Castro Alveseng
dc.typeTesepor
dc.description.resumoNossa tese navega pelo poema O navio negreiro de Castro Alves, que se incorpora tradição romântica mediante o diálogo estabelecido com Heinrich Heine, Gonçalves Dias, Pedro Luiz e uma plêiade de poetas menores, manifestando as vicissitudes do epos da poesia dedicada à causa da libertação dos escravos. A natureza dialética dessa poética se revela tanto na manifestação das relações antagônicas que perpassam a forma como o sujeito lírico compreende o mundo sob a perspectiva da aproximação e do distanciamento, quanto na representação da cena fatídica em que as figuras do quadro cênico mimetizam o mundo sob a forma interpretativa benjaminiana de um jogo de enlutados. Os gêneros literários configuram-se como artefatos ópticos que permitem entender o texto literário como uma profusão de imagens em que todas as figuras aparecem ébrias no interior dos nevoeiros de um navio marcado pelo imperativo da violência do chicote e do movimento dançante dos corpos. No usufruto da tarefa de tradutor, como aponta Flávio Kothe, procuramos entender a natureza alegórica das palavras e das imagens que se inscrevem nos densos nevoeiros da retórica libertária do romantismo de Castro Alves.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TeseCompleta_ArturBispo-2007.pdf1.07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.