00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/509
Tipo: Dissertação
Título: O processo de oralização de um texto escrito
Título(s) alternativo(s): Oralization process of writing a text
Autor(es): Lins, Neilton Farias
Primeiro Orientador: Santos, Maria Francisca Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.contributor.referee2: Lima, Maria Auxiliadora Coêlho de
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de oralização de um texto escrito, apontando a importância de elementos da oralidade para a construção do sentido entre os sujeitos interativos em peças teatrais. A análise foi feita nessas peças, transcritas da oralidade em ambiente de sala de aula. As atividades de adequação de textos falados em escritos e, de maneira contrária, podem contribuir para que os alunos percebam como se realiza cada uma dessas modalidades textuais. Teve como fundamentos, quanto aos estudos conversacionais, as discussões de Kerbrat-Orecchioni (2006), Sacks, Schegloff, Jefferson (2003) , Silva (2004), Marcuschi (2003a) . No tocante aos estudos ligados ao processo de oralização e/ou (re) formulação, apareceram Marcuschi (1990, 1992, 1999, 2002, 2001, 2007 e 2008), Fávero et ali. (2000), Flôres e Silva (2005), Dionísio & Hoffnagel (2005, p.119). Com isso, as análises investigam como os informantes usaram, nas peças teatrais, marcas da oralidade como a correção, a repetição, a paráfrase, a hesitação e a modalização, mesmo tendo essas manifestações advindas de textos escritos e previamente elaborados, buscando-se como se dá a passagem do texto escrito para o oral, assinalando as especificidades próprias de cada um, nas relações de sala de aula.
Abstract: This research was essential to analyze the process of oralization a written text, pointing out the importance of elements of orality to the construction of meaning between the subject interactive in pieces theater. The analysis was done on these pieces, transcribed the oral environment in the classroom. The appropriateness of activities in written and spoken texts, conversely, can help students understand how to perform each of these modalities text. Was based on studies of conversational discussions Kerbrat-Orecchioni (2006), Sacks, Schegloff, Jefferson (2003), Silva (2004), Marcuschi (2003a). For studies related to the process of oralization and / or (re) formulation appeared Marcuschi (1990, 1992, 1999, 2002, 2001, 2007 and 2008), Favero et alia. (2000), Flores & Silva (2005), Dionísio & Hoffnagel (2005, p.119). The analysis showed that the informants used in pieces theater such as brands of oral correction, repetition, paraphrase, hesitation and modalization, although oral manifestations have been from a previously prepared written text. The relevance of the work is given to show the transition from oral to written text, indicating the specificity of each one in the relations of the classroom.
Palavras-chave: Conversation analysis
Speaking and writing
Parts theater
Análise conversacional
Oralidade e escrita
Peças teatrais
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: LINS, Neilton Farias. Oralization process of writing a text. 2011. 129 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/509
Data do documento: 6-set-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_NeiltonFariasLins_2011.pdf565.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.