00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/507
Tipo: Dissertação
Título: Consciência fonológica e fonema : discutindo seus conceitos e seus empréstimos
Título(s) alternativo(s): Phonological awareness and phoneme : discussing their concepts and their loans
Autor(es): Souza, érika Costa de
Primeiro Orientador: Faria, Núbia Rabelo Bakker
metadata.dc.contributor.referee1: Lopes, Adna de Almeida
metadata.dc.contributor.referee2: Paula, Aldir Santos de
Resumo: Este trabalho tece considerações sobre questões conceituais no que diz respeito à noção de consciência fonológica como pré-requisito para a aquisição de escrita e aos conceitos de fonema e som. Apesar de diversas vezes serem utilizados pelas pesquisas nas áreas de estudo das patologias de linguagem, os termos fonema e som têm, constantemente, sido considerados como duas entidades iguais, o que implica consequências teóricas e metodológicas nos trabalhos destes campos de estudo. A apropriação desses termos provindos da Linguística nas pesquisas sobre consciência fonológica foi discutida nesta dissertação com base nos construtos teóricos da Linguística Estruturalista, principalmente aqueles elaborados pelos precursores da área da Fonologia, como Trubetzkoy e Jakobson, e pelo estruturalista americano Edward Sapir. Suas reflexões conceituais serviram de apoio para confrontar o empréstimo dos termos da Linguística bem como o compromisso teórico mantido pelas áreas das patologias de linguagem com seus conceitos originais. Este trabalho originou-se a partir das reflexões teóricas sobre os dados de um experimento realizado com crianças surdas e ouvintes, alunas de 1ª a 3ª série do Ensino Fundamental, cujo objetivo foi avaliar a consciência fonológica com base em uma atividade de cópia de palavras e pseudopalavras monossílabas e trissílabas. Foram confrontados com apoio da Linguística os conceitos de partida que nortearam o estudo, o ponto de vista das teorizações sobre a consciência fonológica e a sua consideração como um pré-requisito para aquisição de escrita de uma língua alfabética.
Abstract: This paper reflects on the conceptual issues regarding the notion of phonological awareness as a prerequisite for the acquisition of written language and the concepts of phoneme and sound. Despite repeatedly being used by researches in the areas of language pathology, the terms phoneme and sound have constantly been regarded as two equal entities, which implies in theoretical and methodological consequences in the research in these fields. The appropriation of these terms from Linguistics, in the phonological awareness researches was discussed in this dissertation based on the theoretical constructs of Structural Linguistics, especially those prepared by the precursors of the area of Phonology, as Trubetzkoy and Jakobson, and the American linguist Edward Sapir. Their reflections served as a conceptual support to confront the "appropriation" of the terms from Linguistics and the theoretical commitment maintained by the areas of language disorders with their original concepts. This work originated from theoretical reflections on the data from an experiment conducted with deaf and hearing children, students from 1st to 3rd grade of elementary school, whose aim was to evaluate the phonological awareness based on a copy activity of monosyllabic and trisyllabic words and pseudo-words. The initial concepts that guided the study, as well as the point of view of theories about phonological awareness and its assumption as a pre-requisite for the acquisition of an alphabetic written language, were confronted with the support of the Linguistics.
Palavras-chave: Phonological awareness
Phoneme
Sound
Writing acquisition
Consciência fonológica
Fonema
Som
Aquisição de escrita
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: SOUZA, érika Costa de. Phonological awareness and phoneme : discussing their concepts and their loans. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/507
Data do documento: 26-ago-2011
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ErikaCostaDeSouza_2011.pdf1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.