00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/5056
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Adriana Cavalcanti dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6659666517367641pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Letícia Ribes de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8514506711580427pt_BR
dc.contributor.referee2Souza, Silvana Paulina de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4237683604411139pt_BR
dc.creatorSimplício, Paula Roberta Galvão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7758604302091323pt_BR
dc.date.accessioned2019-04-17T15:08:26Z-
dc.date.available2019-04-08-
dc.date.available2019-04-17T15:08:26Z-
dc.date.issued2019-03-18-
dc.identifier.citationSIMPLÍCIO, Paula Roberta Galvão. Infecções virais na educação de jovens e adultos: saberes emergentes das representações sociais. 2019. 158 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática,Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/5056-
dc.description.abstractThe present research had as objective to analyze the approximations between the Social Representations and the scientific knowledge about viral infections of subjects of the National Program of Integration of Professional Education with Basic Education in the Modality of Education of Young and Adults (PROEJA). This research was based on the authors: Moscovici (2015); Jodelet (1993); Krasilchik (2008); Junqueira and Carneiro (2012) Yong (2007); Chassot (2003); Freire (2007, 2016). In the methodology, the research approach was qualitative nature, of the case study type. Whose subjects were: the biology teacher and the students of two PROEJA classes. With regard to the instruments and strategies of empirical data collection, the following groups were carried out: the Focal Group, observation of the teaching practice, semi-structured interview with the teacher, and application of a semi-structured questionnaire. The data collected were treated based on Discursive Textual Analysis (DTA). The results demonstrate that the students presented the Social Representations about: the concept of viruses, the symptoms, the treatment, the prevention about viral infections and microcephaly. These representations approximated the scientific knowledge, enabling the teacher to mediate between knowledge from the Social Representations and (re) reading of "new" scientific knowledge. And, as far as the Social Representations of the investigated teacher are concerned, the articulation between the teaching of Sciences and the Social Representations can enhance the teaching-learning process, built through interdisciplinary teaching strategies, as well as motivate the students to a school permanence. The results also show the need for curricular contextualisation and differentiation in order to construct meaningful and empowered learning. This research culminated in the elaboration of the educational product, a Comic History (HQ), denominated as: Sciences Magazine, in which it approached the theme viral infections.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPrograma Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Brasil)pt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhos na educaçãopt_BR
dc.subjectViroses – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRepresentações sóciaspt_BR
dc.subjectNational Program for the Integration of Vocational Education with Basic Education in the Mode of Education of Youths and Adults (Brazil)pt_BR
dc.subjectComic books in educationpt_BR
dc.subjectVirus Diseases - Study and teachingpt_BR
dc.subjectSocial representationspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleInfecções virais na educação de jovens e adultos: saberes emergentes das representações sociaispt_BR
dc.title.alternativeViral infections in youth and adult education: knowledge emerging from social representationspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoA presente investigação teve como objetivo analisar as aproximações entre as Representações Sociais e o conhecimento científico sobre as infecções virais de sujeitos do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade da Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). A referida pesquisa fundamentou-se nos autores: Moscovici (2015); Jodelet (1993); Krasilchik (2008); Junqueira e Carneiro (2012) Yong (2007); Chassot (2003); Freire (2007, 2016). Na metodologia, a abordagem foi de investigação de natureza qualitativa, do tipo estudo de caso. Cujos sujeitos participantes foram: a professora de Biologia e os alunos de duas turmas do PROEJA. Com relação aos instrumentos e estratégias de coleta de dados empíricos, foram realizado(a)s: o Grupo Focal, observação da prática docente, entrevista semiestruturada com a professora, e aplicação de um questionário semiestruturado. Os dados coletados foram tratados tendo por base a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados demonstram que os alunos apresentaram as Representações Sociais sobre: o conceito de vírus, os sintomas, o tratamento, a prevenção acerca das infecções virais e a microcefalia. Estas representações aproximavam dos conhecimentos científicos, possibilitando ao professor a mediação entre os saberes provenientes das Representações Sociais e a (re)leitura de “novos” conhecimentos científicos. E, ainda no que concerne às Representações Sociais da professora investigada. Para ela a articulação entre o ensino de Ciências e as Representações Sociais podem potencializar o processo ensino-aprendizagem, construído por meio de estratégias de ensino interdisciplinar, bem como motivar os alunos para uma permanência escolar. Os resultados mostram também a necessidade de uma contextualização e diferenciação curricular para a construção de uma aprendizagem significativa e potencializada. A referida pesquisa culminou na elaboração do produto educacional, uma História em Quadrinhos (HQ), denominada como: Revista Ciências, na qual abordou o tema infecções virais.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Infecções virais na educação de jovens e adultos.pdfInfecções virais na educação de jovens e adultos: saberes emergentes das representações sociais2.38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.