00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva, Susana Souto
dc.contributor.advisor1LattesSILVA, Susana Soutopor
dc.contributor.referee1Oliveira, Eliana Kefalás
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7409165890861097por
dc.contributor.referee2Santana, Jeová Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5765400451871245por
dc.creatorSantos, Helenice Fragoso dos
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9179263821874393por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:50Z-
dc.date.available2012-09-06
dc.date.available2015-08-25T18:29:50Z-
dc.date.issued2011-08-31
dc.identifier.citationSANTOS, Helenice Fragoso dos. A mill of Leminski s poems. 2011. 86 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/497-
dc.description.abstractThe wish to transform each gesture into poetry was one of the most significant ambitions in Paulo Leminski s poetry, which rendered him acknowledgment for the plurality in writing. The value of his work can be expressed by the articulation of the verses with different languages and with different media. The main objects of analysis in this paper are Caprichos e relaxos (1983), Quarenta clics em Curitiba (1990) and Winterverno (2001). The purpose is to demonstrate the diversity of media and poetic strategies used by Leminski. The principal theoretical and critical perspectives used are: Augusto e Haroldo de Campos (2006) as to the incorporation of the main principles of the theory of concrete poetry of the noigrandes group in Leminsk s writing; Italo Calvino (2007) as to the reflection on the importance of the category of images for the literature in this millennium; Philadelpho Menezes (1991) as to the understanding of the poetic phenomenon as the articulation among languages; Glauco Mattoso (1981) and Samira Youssef Campedelli (1995) as to the notion of marginal poetry and as to the different forms of circulation of Leminsk s poetry, respectively.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectPaulo Leminskieng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectVisualityeng
dc.subjectPaulo Leminskipor
dc.subjectLíricapor
dc.subjectVisualidadepor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleMoinho de versos leminskianospor
dc.title.alternativeA mill of Leminski s poemseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO anseio de transmutar cada gesto em poesia foi uma das mais significativas ambições do projeto poético de Paulo Leminski, desejo que culminou na edificação de uma lírica reconhecida pela pluralidade, cujo valor se traduz na articulação de seus versos com diferentes linguagens e suportes. Este trabalho que tem como principal corpus de análise as obras Caprichos e relaxos (1983), Quarenta clics em Curitiba (1990) e Winterverno (2001) pretende demonstrar a diversidade de suportes e estratégias poéticas utilizadas por Leminski. As principais referências teórico-críticas para a realização da análise proposta são: Augusto e Haroldo de Campos (2006) quanto à incorporação dos principais preceitos da teoria da poesia concretista do grupo noigrandes pela escrita leminskiana; Italo Calvino (2007) no que se refere à reflexão sobre importância da categoria das imagens para literatura no curso deste milênio; Philadelpho Menezes (1991) quanto à compreensão do fenômeno poético como uma operação caracterizada pela articulação entre linguagens; Glauco Mattoso (1981) e Samira Youssef Campedelli (1995) em relação à noção de poesia marginal e aos diferentes modos de circulação da poesia leminskiana, respectivamente.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PaginasPreliminaresASecao2.pdf687.21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.