06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: A adoção de um plano de marketing como ferramenta estratégica: um estudo de caso de uma empresa de comunicação visual em Paulo Afonso - BA
Autor(es): Cordeiro, Ingrid Gabriele Alves Siqueira
Primeiro Orientador: Ferraz, Natália de Almeida
metadata.dc.contributor.referee1: Mesquita, Lígia Lobo
metadata.dc.contributor.referee2: Cunha, David Nunes
Resumo: O planejamento tornou-se uma função essencial nas organizações, uma vez que o crescimento da concorrência, a velocidade na comunicação e os avanços tecnológicos fazem com que as empresas que não se adequam a essa realidade percam seu espaço. O plano de marketing é hoje uma das ferramentas fundamentais para qualquer empresa, tanto para que esta mantenha a sua sobrevivência, quanto para que cresça e se destaque em meio a toda a concorrência que lida no dia a dia. Destarte, o objetivo do estudo foi o desenvolvimento de um plano de marketing para melhoraria de posicionamento competitivo da empresa zebra comunicação, que trata-se de uma empresa de comunicação visual, localizada em Paulo Afonso, na Bahia. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa e exploratória, por meio de estudo de caso utilizando-se de observação participante, entrevista e pesquisa documental. Com o estudo realizado foram identificadas as principais oportunidades e ameaças; forças e fraquezas da empresa; tornando possível traçar um plano para realizar melhorias no intuito de elevar a competitividade, qualidade e rentabilidade da mesma por meio de um melhor posicionamento estratégico.
Abstract: Planning has become an essential function in organizations, as growth in competition, speed of communication, and technological advances mean that companies that do not adapt to this reality lose their space. The marketing plan is today one of the fundamental tools for any company, to maintain its survival as well as it grows and stands out in the midst of all the competition that it handles day by day. Thus, the objective of the study was the development of a marketing plan for competitive positioning improvement of the zebra communication company, which is a visual communication company, located in Paulo Afonso, Bahia. For that, a qualitative and exploratory research was carried out, through a case study using participant observation, interview and documentary research. With the study, the main opportunities and threats were identified; strengths and weaknesses of the company; making it possible to draw up a plan to make improvements in order to increase its competitiveness, quality and profitability through a better strategic positioning.
Palavras-chave: Marketing
Plano de marketing
Marketing empresarial
Planejamento estratégico
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAO::PLANEJAMENTO, PROJETO E CONTROLE DE SISTEMAS DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Curso de Engenharia da Produção
Citação: CORDEIRO, Ingrid Gabriele Alves Siqueira. A adoção de um plano de marketing como ferramenta estratégica: um estudo de caso de uma empresa de comunicação visual em Paulo Afonso - BA. 2019. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Curso de Engenharia da Produção, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/4787
Data do documento: 24-out-2018
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