00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
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Tipo: Dissertação
Título: À margem da margem : poética e canção popular em Itamar Assumpção e Zeca Baleiro
Autor(es): Barbosa, Bruno César Ribeiro
Primeiro Orientador: Machado, Gláucia Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Dayrell, Juarez Tarcisio
Resumo: Este trabalho é um estudo das relações entre elementos da poética de Itamar Assumpção e de Zeca Baleiro e sua inserção social e mercadológica. O caminho escolhido para este estudo é a observação e análise de três procedimentos criativos dos dois compositores. No primeiro, as canções incorporam versos de outro(s) poema(s), em processo intertextual. No segundo, os versos são compostos para serem cantados, feitos para a melodia. Já o terceiro tipo acontece quando a melodia surge para o poema escrito. Tais procedimentos, compreendidos no contexto da indústria cultural, ajudam-nos a pensar as possibilidades de resistência ao modelo consumista do mercado. Nas obras de Itamar Assumpção e Zeca Baleiro, a relação de compra e venda traz o troco em poemas, que apontam alternativas e caminhos de circulação artística. O produto-arte à margem da margem, ainda que inserido no mercado, não se submete às suas ordens de padronização estética e se afirma como invenção e resistência ativa.
Abstract: Ce travail est une étude des rapports entre les éléments de la poétique de Itamar Assumpção e de Zeca Baleiro d une part, et leur insertion sociale et de marchandise, d autre part. Le chemin choisi pour cette étude c est l observation et l analyse de trois procédés créatifs des deux compositeurs. Dans le premier, les chansons incorporent des vers d autre(s) poème(s), dans un processus intertextuel. Dans le second, les vers sont conçus pour être chantés, faits pour la mélodie. Dans le troisième type, la mélodie vient s ajouter à un poème déjà écrit. Ces procédés, compris dans le contexte de l industrie culturelle, font penser aux possibilités de résistance au modèle de consommation du marché. Dans l oeuvre de Itamar Assumpção e de Zeca Baleiro, le rapport achat-vente rend la monnaie en poèmes, qui indiquent des alternatives et des chemins (―rues viaducs avenues‖) de circulation artistique. Le produit-art en marge de la marge, malgré son insertion dans le marché, ne se soumet pas aux normes des patrons esthétiques et s affirme comme invention et résistance active.
Palavras-chave: Poésie
Chanson populaire
Marché phonographique
Résistance active
Poesia
Canção popular
Parceria
Mercado fonográfico
Resistência ativa
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADA
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citação: BARBOSA, Bruno César Ribeiro. À margem da margem : poética e canção popular em Itamar Assumpção e Zeca Baleiro. 2008. 118 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/477
Data do documento: 10-out-2008
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