00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/476
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Machado, Gláucia Vieira
dc.contributor.advisor1LattesMACHADO, G. V.por
dc.contributor.referee1Cavalcanti, Ildney de Fátima Souza
dc.contributor.referee1LattesCAVALCANTI, I. F. S.por
dc.contributor.referee2Ferreira, Ermelinda Maria Araujo
dc.contributor.referee2LattesFERREIRA, Ermelindapor
dc.creatorMarques, Marcelo Ferreira
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7128574046378477por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:46Z-
dc.date.available2012-06-20
dc.date.available2015-08-25T18:29:46Z-
dc.date.issued2008-11-24
dc.identifier.citationMARQUES, Marcelo Ferreira. Expressive tipography : Augusto de Campos and the draws of poetry. 2008. 88 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/476-
dc.description.abstractThis research aims to map some of the ways letters design become structural constituent, by means of an expressive use of printing configuration, that is, through a skillful arrangement of printing elements, and, sometimes, by the determiners from Augusto de Campos s expressiveness of poems. To accomplish this study, it is relevant to do, before the analysis, a historical-conceptual contextualized path of printing as well as its implications with the ideogram conception, understood according to Ernest Fenollosa, via Ezra Pound. This printing route is found in Augusto s work from his first books (we can call this production as pre-concrete) to his definitely concrete poems, reaching his most recent production, which allows us a coherent glimpse and, at the same time, a rare mobility on Brazilian literature.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTipographyeng
dc.subjectConcrete poetryeng
dc.subjectVisual poetryeng
dc.subjectAugusto de Camposeng
dc.subjectTipografiapor
dc.subjectPoesia concretapor
dc.subjectPoesia visualpor
dc.subjectAugusto de Campospor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA BRASILEIRApor
dc.titleTipografia expressiva : Augusto de Campos e os desenhos da poesiapor
dc.title.alternativeExpressive tipography : Augusto de Campos and the draws of poetryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se destina a mapear alguns modos como, por meio de um uso expressivo das configurações tipográficas, isto é, através de um inventivo arranjo dos elementos tipográficos, os desenhos das letras transformam-se em constituintes estruturais e, por vezes, determinantes da expressividade dos poemas de Augusto de Campos. Para tanto, precede as análises um percurso de contextualização histórico-conceitual da tipografia bem como de suas implicações com o conceito de ideograma, como entendido por Ernest Fenollosa, via Ezra Pound. Essa diretriz tipográfica se faz presente, na obra de Augusto, desde seus primeiros livros (quando então podemos chamar sua produção de pré-concreta) até seus poemas efetivamente concretos, alcançando sua produção mais recente, o que nos deixa entrever uma coerência e, ao mesmo tempo, uma mobilidade raras na literatura brasileira.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_Marcelo Ferreira Marques_2008.pdf4.21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.