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metadata.dc.type: Dissertação
Title: Uma análise fenomenológica das relações discursivas dos alunos e o seu aprendizado do inglês como língua estrangeira.
Other Titles: A phenomenological analysis of students discursive relations and their learning of english as a foreign language.
metadata.dc.creator: Fonseca, Ana Lúcia Simões Borges
metadata.dc.contributor.advisor1: Tavares, Roseanne Rocha
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Lima, Walter Matias
metadata.dc.contributor.referee1: Silveira, Maria Inez Matoso
metadata.dc.description.resumo: Objetivamos, com este estudo, analisar e interpretar o sentido do Ser no seu cotidiano escolar e o modo como as suas relações discursivas neste cotidiano poderiam afetar o seu aprendizado da Língua Inglesa, tendo como fundamentação teórica a Fenomenologia Hermenêutica Heideggeriana, juntamente com a análise do discurso que estuda a fala em interação, a Etnografia, a Etnometodologia e a Linguística Aplicada. Considerando que, de acordo com a pesquisa qualitativa e fenomenológica, não é possível compreender o ser humano sem entender o contexto no qual seus partícipes interpretam suas ações, seus sentimentos e pensamentos e que o papel do pesquisador que adota uma abordagem qualitativa e etnográfica também visa descrever as crenças e significados de uma determinada comunidade, procuramos analisar como essas relações discursivas e as experiências dos alunos do Projeto de Qualificação Docente no referido cotidiano poderiam afetar o seu desempenho no aprendizado da Língua Inglesa. Os resultados obtidos demonstram que tais relações, por inexistirem em um vácuo social, baseadas em sujeitos homogêneos os quais são imunes às práticas discursivas nas quais atuam e as quais os constituem - têm decisiva influência no processo de ensino e aprendizagem do Inglês como Língua Estrangeira.
Abstract: The purpose of the present study was to analyze and interpret the meaning of the Being in Its everyday life at school and the way Its discursive relations within such a context might interfere in Its learning of the English language, by having Heidegger s Hermeneutic Phenomenology, together with the Discourse Analysis which studies speech in interaction, Ethnography, Ethnomethodology and Applied Linguistics, as the theoretical bases for such study. Taking into account that according to the phenomenological and qualitative research it is not possible to understand the human being without understanding the context in which their participants interpret their actions, feelings and thoughts and that the researcher s role who adopts an ethnographic and qualitative approach also aims at describing the beliefs and meanings of a given community, we analyzed the way such discursive relations and students experiences - who attended the PQD - in their everyday life at school might interfere in their learning of the English Language. The results which were achieved show that such relations do not exist in a social vacuum, based on homogeneous subjects who are not affected by the discursive practices in which they perform their roles and which constitute themselves and have, therefore, a decisive influence over the process of teaching and learning English as a Foreign Language.
Keywords: Teaching and learning of a foreign language
Heidegger
Phenomenology
Applied linguistics
Speech in interaction
Ensino e aprendizagem de língua estrangeira
Heidegger
Fenomenologia
Linguística aplicada
Fala em interação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.department: Linguística; Literatura Brasileira
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística
Citation: FONSECA, Ana Lúcia Simões Borges. A phenomenological analysis of students discursive relations and their learning of english as a foreign language.. 2009. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/454
Issue Date: 16-Feb-2009
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

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