00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/449
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Paula, Aldir Santos de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723388Y2por
dc.contributor.referee1Faria, Núbia Rabelo Bakker
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795619Y6por
dc.contributor.referee2Cavalcante, Maria Auxiliadora da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791373Y3por
dc.creatorVitório, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3856024874145881por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:29:41Z-
dc.date.available2009-01-06
dc.date.available2015-08-25T18:29:41Z-
dc.date.issued2008-11-19
dc.identifier.citationVITÓRIO, Elyne Giselle de Santana Lima Aguiar. Ter/haver existencials in the written language of secondary school children in the city of Maceió/AL.. 2008. 121 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/449-
dc.description.abstractThis research main goal is to analyze the variable behavior of the Portuguese verbs ter and haver existentials in the written language of secondary school children in the city of Maceió. For this purpose, we take as basis the theoretical fundamentals of the Linguistic Variation Theory (LABOV, 1983), that attempts to investigate, explain and describe the degree of variation of the variable linguistic elements, establishing the relationship between linguistic and social factors and language use. The data for this study were collected in a State School of the capital of the state of Alagoas in Brazil. It comprises of 160 textual productions stratified according to informers' schooling. As we were dealing with mathematical methods, the software package VARBRUL was used for quantitative analysis of the data. Thence linguistic analysis was carried out based on linguistic and social variables, namely, textual theme, textual type, verb tense, animacity of the NS object, nature of the NS object, informers' schooling and gender. Based on the results obtained, we found out that not only is there the variation of ter/haver existentials in the analyzed corpus and that the verb ter is much more extensively used verb haver , but also that such variation is conditioned by schooling and verb tense.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLinguística; Literatura Brasileirapor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPortuguese Languageeng
dc.subjectLinguistic variationeng
dc.subjectWritten languageeng
dc.subjectTer/haver existentialseng
dc.subjectLíngua Portuguesapor
dc.subjectVariação lingüísticapor
dc.subjectLíngua escritapor
dc.subjectTer/haver existenciaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleTer/haver existenciais na escrita de alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade de Maceió/AL.por
dc.title.alternativeTer/haver existencials in the written language of secondary school children in the city of Maceió/AL.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como principal objetivo analisar o comportamento variável dos verbos ter e haver existenciais na língua escrita de alunos dos ensinos fundamental e médio da cidade de Maceió. Para tanto, tomamos como base os pressupostos teóricos da Teoria da Variação Lingüística (LABOV, 1983), que procura investigar, explicar e descrever o grau de variação de elementos lingüísticos variáveis, estabelecendo a relação entre fatores lingüísticos e sociais e o uso da língua. O corpus utilizado foi coletado numa escola estadual da rede pública de ensino do estado de Alagoas, localizada na cidade de Maceió e é constituído de 160 produções textuais, estratificadas de acordo com a escolaridade e o sexo dos informantes. Por trabalhar com modelos matemáticos, utilizamos o pacote de programas VARBRUL, responsável pela análise quantitativa dos dados e a partir daí, fizemos a análise lingüística com base em variáveis lingüísticas e sociais, a saber, tema textual, tipo textual, tempo verbal, animacidade do SN objeto, natureza do SN objeto, escolaridade e sexo. De acordo com os resultados obtidos, constatamos não só que há variação ter e haver existenciais no corpus analisado e que o uso de ter é bem maior do que o de haver, como também que tal variação é condicionada pelos fatores escolaridade e tempo verbal.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_ElyneGiselledeSantanaLimaAguiarVitorio_2008.pdf926.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.