Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/436
Tipo: | Dissertação |
Título: | A utilização de uma abordagem comunicativa no ensino de inglês em turmas de adolescentes do ensino médio. |
Título(s) alternativo(s): | Using a communicative approach in the teaching of english in classrooms of adolescents in high school. |
Autor(es): | Lima, Rosangela Nunes de |
Primeiro Orientador: | Tavares, Roseanne Rocha |
metadata.dc.contributor.referee1: | Verçosa, Elcio de Gusmão |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silveira, Maria Inez Matoso |
Resumo: | O inglês é usado por um grande número de pessoas no mundo e muitos aprendizes de inglês são encontrados em turmas monolíngües no Brasil, onde todos falam português. Os métodos e abordagens de ensino de línguas têm mudado e aumentado, refletindo a preocupação de se encontrar formas mais eficazes para o ensino de línguas. Muitos teóricos da área de Lingüística Aplicada têm trabalhado com o intuito de implementar pesquisas no campo de ensino e aprendizagem de línguas, a fim de levantar discussões de novas idéias, as quais são baseadas em teorias sobre como as pessoas aprendem uma língua estrangeira. Este trabalho tem como objetivo procurar respostas e instrumentos, no campo específico de ensino de língua inglesa, em uma sala de aula de adolescentes, do Ensino Médio, através da introdução de materiais de ensino usados com uma abordagem comunicativa, os quais enfatizarão o processo de comunicação de forma a ajudar os alunos a perceber que a aprendizagem de uma língua estrangeira pode ser usada como um meio real de comunicação. O corpus para tal investigação foi estabelecido por meio de gravações em áudio com suas respectivas transcrições, bem como com anotações de campo. O estudo nos mostra que houve um interesse natural dos aprendizes em tentar se comunicar na língua inglesa, sem receios de correções gramaticais e, algumas vezes, com iniciativas próprias de diálogo nessa língua estrangeira. Finalmente, este estudo pretende oferecer sugestões para professores de línguas, e indicações para futuras pesquisas em sala de aula, no que concerne ao processo de ensino e aprendizagem de uma língua estrangeira, de forma que possamos ensinar nossos alunos, não a falar sobre a língua inglesa estudada, mas, a falar essa língua. |
Abstract: | English is used by enormous number of people in the world, and most learners of English can be found in monolingual classes in Brazil, where all the students share a common language Portuguese. It has been a practical concern throughout history the reflection on finding more efficient and more effective ways of teaching languages. Many theoreticians in the field of Applied Linguistics have worked on research to provide a background for discussion of new ideas which are based on different theories of how people learn a foreign language. The objective of this work is to look for answers and instruments, in the specific field of English language teaching, in a classroom of adolescents, through the introduction of teaching materials used with a communicative approach, which will emphasize the processes of communication in a way that will help the students realize that the learning of a foreign language can be used as a real means of communication. The data were collected by recording in audio, as well as by taking field notes. This study suggests that there was a natural interest by the students in trying to communicate in English, without fear of corrections, and sometimes in starting conversations in this foreign language. Finally, the aim of this study is to offer teachers of English suggestions, as well as provide directions for further research in classrooms, to what concerns the process of teaching and learning a foreign language, in a way that we, English teachers, can teach our students, not to speak about the English language, but speak the English language. |
Palavras-chave: | Language English language teaching English language learning Linguistics Communicative approach Língua Ensino de língua inglesa Aprendizagem de língua inglesa Lingüística Abordagem Comunicativa |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.department: | Linguística; Literatura Brasileira |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística |
Citação: | LIMA, Rosangela Nunes de. Using a communicative approach in the teaching of english in classrooms of adolescents in high school.. 2007. 100 f. Dissertação (Mestrado em Linguística; Literatura Brasileira) - Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/436 |
Data do documento: | 26-abr-2007 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao_RosangelaNunesdeLima_Completa.pdf | 1.06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.