00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICHCA - INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS, COMUNICAÇÃO E ARTES Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3756
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos , Irinéia Maria Franco dos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6801048248935718pt_BR
dc.contributor.referee1Rafael, Ulisses Neves-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7011131165732057pt_BR
dc.contributor.referee2Costa, Arrisete Cleide de Lemos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473909520883167pt_BR
dc.creatorDias , Gabriela Torres-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3773850745235010pt_BR
dc.date.accessioned2019-01-24T17:26:54Z-
dc.date.available2018-12-12-
dc.date.available2019-01-24T17:26:54Z-
dc.date.issued2018-09-26-
dc.identifier.citationDIAS, Gabriela Torres. Os Intelectuais alagoanos e o Quebra de Xangô de 1912: uma história de silêncios (1930-1950). 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes. Programa de Pós Graduação em História, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3756-
dc.description.abstractThe present work aims to offer a historical interpretation of the influence of Alagoas’ scholars in the so called “silencing” process of 1912’s “Quebra de Xango”, registered in the state’s history. In order to attain such goal aspects such as the state’s educational system as well as debates regarding the national identity were taken into consideration. A time frame that ranges from the 1930’s to the 1950’s was selected, considering the massive academic production of contents regarding afro Brazilian culture throughout the above-mentioned period. As representatives of such a generation, scholars Artur Ramos, Alfredo Brandao and Abelardo Duarte were selected to have their work analyzed. Respectively: “O Folk-lore negro do Brasil” (1935); “Os negros na história de Alagoas” (1934); “Sobrevivências do culto da serpente (DÃHN-GBI) nas Alagoas” (1950); “Sobre o panteão afro-brasileiro (Divindades africanas nas Alagoas)” (1950). The hypothesis purposed in the present work intends to argue that the “silencing”, as a discursive practice is strongly related to the process of subjugation and marginalization of the black community in Alagoas’ history. Under a social practice optics, it would be related to mechanisms of exclusion of such racial group. The path to the development of such questions is based upon content analysis and the identification of patterns that express the positioning of the aforementioned authors on studies regarding the black community as a whole. Through such method an interpretative study of the work was conducted, allowing an approach to the objective reality in the context of such productions.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Históriapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiões afrobrasileiras – Alagoas – 1930-1950pt_BR
dc.subjectIntelectuais alagoanospt_BR
dc.subjectQuebra de Xangôpt_BR
dc.subjectSilenciamentopt_BR
dc.subjectIntolerância religiosapt_BR
dc.subjectAfro-Brazilian Religionspt_BR
dc.subjectAlagoan intellectualspt_BR
dc.subjectSilencingpt_BR
dc.subjectReligious intolerancept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
dc.titleOs Intelectuais alagoanos e o Quebra de Xangô de 1912: uma história de silêncios (1930-1950)pt_BR
dc.title.alternativeAlagoas’ intellectualsandthe 1912 Quebra de Xangô: a storyofsilence (1930-1950)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo oferecer uma interpretação histórica à influência da intelectualidade alagoana no processo aqui intitulado por “silenciamento” do Quebra de Xangô de 1912, na escrita da história de Alagoas. Para tanto, foram levados em conta aspectos como o sistema educacional alagoano e os debates sobre a identidade nacional. Selecionou-se o recorte temporal que vai da década de 1930 a 1950, por tratar-se de um momento de grande evidência nas produções sobre o negro e a cultura negra no Brasil. Como representantes desta geração em Alagoas, elegeu-se os intelectuais Artur Ramos, Alfredo Brandão e Abelardo Duarte, cujas obras foram aqui analisadas. São elas, respectivamente: “O Folk-lore negro do Brasil” (1935); “Os negros na história de Alagoas” (1934); “Sobrevivências do culto da serpente (DÃHN-GBI) nas Alagoas” (1950); “Sobre o panteão afro-brasileiro (Divindades africanas nas Alagoas)” (1950). Toma-se como hipótese nesta pesquisa, que o “silenciamento” quando em prática discursiva, relaciona-se ao reforço de estereótipos de subalternização e marginalidade atribuídos ao negro na construção da história de Alagoas. Quando em prática social, estaria ligado à reprodução de mecanismos de exclusão da comunidade negra. O caminho para o desenvolvimento desta questão tem como referência a análise de conteúdo e a identificação de núcleos de sentido que expressem os posicionamentos dos autores nos estudos sobre o negro e sobre a cultura negra. Através deste método efetuou-se um estudo interpretativo das obras, possibilitando sua aproximação com a realidade objetiva do contexto de suas produções.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICHCA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Os Intelectuais alagoanos e o Quebra de Xangô de 1912: uma história de silêncios (1930-1950).pdfOs Intelectuais alagoanos e o Quebra de Xangô de 1912: uma história de silêncios (1930-1950)1.18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.