00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FAMED - FACULDADE DE MEDICINA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - FAMED Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FAMED
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3752
Tipo: Especialização
Título: Vivência da prática educativa por enfermeirandos,comas mães acompanhantes de uma unidade de cuidados intermediários neonatal
Título(s) alternativo(s): Ervaring van opvoedkundige praktyk deur enfermeirandos, met die ma's van'n neonatale intermediêre sorg eenheid
Autor(es): Tavares, Benedita Cristina Lima
Primeiro Orientador: Wanderley, Vicentina Esteves
Resumo: O processo de saúde dentro do ambiente hospitalar, deve ser visto não apenas como algo onde o profissional possa ofertar o diagnóstico e sequencialmente o tratamento, para assim obter a saúde. É preciso que as instituições hospitalares que prestam assistência pelo SUS, possam também estimular o processo de ensino-aprendizagem, incentivando adoção de estratégias de prática de ensino. É imprescindível que os estudantes não fiquem apenas no uso das técnicas e de procedimentos invasivos. Esses alunos, futuros profissionais, precisam, também trabalhar a educação em saúde dentro do hospital, direcionada as mães, acompanhantes das crianças internadas na UCI Neonatal e aos profissionais atuantes nessa instituição. Assim, a educação em saúde é uma estratégia pedagógica que objetiva a interação com troca de conhecimento entre alunos, usuários e profissionais de saúde, com vistas ao aumento da potencialidade do indivíduo para a prevenção e o cuidado das doenças. Dessa forma, esse projeto foi pensado com o objetivo de inserir a educação em saúde dentro do ambiente hospitalar de forma planejada e com estratégia de aprendizagem definida ao contexto hospitalar.
Abstract: The health process within the hospital environment, must be seen not only as something where the professional can offer diagnosis and treatment to sequentially obtain health. The hospitals that provide assistance by SUS can also stimulate the teaching-learning process, encouraging the adoption of practical teaching strategies. It is imperative that students do not stay only in the use of the techniques and invasive procedures. These students, future professionals, they also work the health education within the hospital, directed the mothers, caretakers of children hospitalized in the Neonatal ICU and professionals acting in this institution. Thus, health education is a pedagogical strategy that aims to interact with Exchange of knowledge among students, users and health professionals, with a view to increasing the potential of the individual to the prevention and care of diseases. Thus, this project was designed with the goal of a health education within the hospital environment planned and with learning strategy set to hospitals.
Palavras-chave: Educação em saúde
Aprendizagem
Sistema único de Saúde
Usuário, alunos e profissionais
Hospital
Health education
Learning
Unified health system
User, students and professionals
Hospital
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciência da Saúde
Citação: TAVARES, Benedita Cristina Lima. Vivência da prática educativa por enfermeirandos,comas mães acompanhantes de uma unidade de cuidados intermediários neonatal. 2018. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação em Ciências da Saúde) – Faculdade de Medicina, Núcleo Docente Estruturante, Programa de Pós Graduação em Educação em Ciência da Saúde, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3752
Data do documento: 14-ago-2018
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS DA SAÚDE - FAMED



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.