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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação do professor de matemática na Universidade Estadual de Alagoas Campus I : a reforma curricular e os saberes na opinião do egresso
Other Titles: The formation of professor of mathematics at the State University of Alagoas Campus I : curriculum reform and the knowledge program graduates. The field of research was the State University of Alagoas - UNEAL
metadata.dc.creator: Santos, Juracy Pinheiro dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.referee1: Alves, Eva Maria Siqueira
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Givaldo Oliveira dos
metadata.dc.description.resumo: A pesquisa procurou estudar sobre A Formação do Professor de Matemática na Universidade Estadual de Alagoas - Campus I: a Reforma Curricular e os Saberes na Opinião do Egresso. O campo da pesquisa foi a Universidade Estadual de Alagoas-UNEAL, fazendo um recorte no Curso de Licenciatura em Matemática do Campus I. O estudo foi realizado em 2010 e para análise empírica foi escolhido o Projeto Político Pedagógico do referido curso ao longo de sua existência, para verificar que saberes o Curso de Licenciatura em Matemática se propõe a desenvolver, comparando os currículos antes e depois da reforma curricular do curso, com aspectos na formação com o desenvolvimento desses egressos.Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo tendo como objetivo principal analisar as intenções dos egressos, a evolução com as disciplinas determinadas pelo projeto do curso; observar cada questão e comparar os depoimentos; e investigar a possibilidade de mudança no ensino de Matemática quanto aos saberes docentes. Os procedimentos metodológicos para coleta de dados foram à entrevista semi-estruturada com o Coordenador e dois professores do curso e questionário aplicado a trinta e seis egressos e cinco alunos atuais. O interesse pelo tema surgiu da necessidade de buscar para o porquê dos resultados negativos nas avaliações oficiais desse ensino, dando ênfase a visão do egresso no que se refere aos saberes construídos a partir do curso que o formou com o olhar no Currículo. Apresentamos uma síntese das informações coletadas com a análise documental e nas entrevistas com o intuito de descrever e analisar a fala dos professores e egressos no que diz respeito a adaptação às propostas curriculares, às novas diretrizes curriculares nacionais, à luz do que se preconiza como adequado à formação profissional do professor de Matemática o que tem afetado de maneira significativa a organização desses cursos de licenciaturas e a natureza da formação profissional neles obtida. Com esta pesquisa,nãoesperamos oferecer respostas decisivas ou definitivas para as indagações, porém, contribuir no processo de construção de um Curso de Licenciatura em Matemática que atenda a demanda existente por profissionais habilitados. Acreditamos que esta pesquisa dará continuidade às discussões em face do papel desses cursos na formação de professores para Educação Básica, uma das etapas da educação escolar que demanda mudanças urgentes na sua abrangência e na sua qualidade
Abstract: The research sought to study on the formation of a Professor of Mathematics at the State University of Alagoas - Campus I: Curriculum Reform and the Knowledge Program Graduates. The field of research was the State University of Alagoas-UNEAL, making a cutout in the Degree Course in Mathematics Campus I. The study was conducted in 2010 and was chosen for empirical analysis of the Pedagogical Political Project of that over the course of its existence, to verify that the knowledge Degree in Mathematics aims to develop curricula comparing before and after curriculum reform course, with the training aspects with the development of these graduates. It is a qualitative research study and descriptive with the main objective to analyze the intentions of graduates, changes to the courses determined by the design of the course, look at each issue and verify the allegations, and investigate the possibility of change in teaching mathematics about the teacher's knowledge. The methodological procedures to collect the data were semi-structured interview with the Coordinator and two teachers of the course and questionnaire to thirty-six five current students and graduates. Interest in the subject arose from the need to search for why the negative results in official assessments of teaching, emphasizing the vision of egress in relation to the knowledge built from the course that formed with the look in the curriculum. We present a summary of the information collected from document analysis and interviews in order to describe and analyze the speech of teachers and graduates with regard to proposals to adapt the curriculum, the new national curriculum guidelines, in light of what it recommends as suitable vocational training of mathematics teacher that has significantly affected the organization of undergraduate courses and the nature of professional training obtained them. With this research, we hope not provide decisive or definitive answers to the questions, however, contribute to the process of building a Degree in mathematics that meets the existing demand for skilled professionals. We believe that this research will continue discussions in view of the role of these courses in the training of teachers for basic education, one of the stages of school education that demands urgent changes in scope and in quality
Keywords: Degree
Math
Discharged
Curriculum
Training
Licenciatura
Matemática
Egressos
Currículo
Formação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Juracy Pinheiro dos. A formação do professor de matemática na Universidade Estadual de Alagoas Campus I : a reforma curricular e os saberes na opinião do egresso. 2011. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/369
Issue Date: 1-Jun-2011
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