06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) - GRADUAÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) - Graduação - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Coelho, Everton de Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8263154563274255pt_BR
dc.contributor.referee1Mesquita, Lígia Lobo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0304446018918433pt_BR
dc.contributor.referee2Pereira, Thiago Alberto da Silva-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8963422103862921pt_BR
dc.creatorLeal, Iuri Silva-
dc.date.accessioned2019-01-04T12:36:53Z-
dc.date.available2018-12-12-
dc.date.available2019-01-04T12:36:53Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.identifier.citationLEAL, Iuri Silva. A correlação entre maturidade das empresas familiares e nível de planejamento estratégico para as micro e pequenas empresas paulafonsinas. 2018. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Unidade Delmiro Gouveia-Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3682-
dc.description.abstractThe changes that occur in the management skeleton of family businesses can companies jeopardize and bring to the under family management, and all this is due to the lack of a planning system, we investigate the correlation between the maturity of family firms and level of strategic planning for small and micro companies from Paulo Afonso in order to understand how the maturity of family management is related to the level of strategic planning in small businesses. Therefore, it is necessary to characterize the profile of micro and small family businesses, to propose a model to identify the level of strategic planning and to measure the level of maturity of these enterprise based on family management. A research of a descriptive nature, characterised by a quantitative study, using sources of bibliographical research, documentary and field research, is carried out, through which the questionnaire is used to measure the variables: family company maturity and level of strategic planning. Through the statistical tools: Pearson correlation coefficient and linear regression determine the correlation between variables. Where according to the proposed model an average of 5.33 points is reached for the level of strategic planning and for the level of maturity of the family management an average of 5.49, on a scale ranging from 0 to 10 points, a Pearson correlation coefficient between the variables 0.815, classified as a strong positive correlation and through linear regression the equation of the straight line is obtained, from the coefficient of determination, demonstrating that the level of strategic planning explains the maturity of family companies by 66%. This implies that the more mature the family business, the more likely it is to have a better level of strategic planning, although the latter has yet to be formalised and is still incipient.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Engenharia da Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEngenharia de produçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.subjectMicro e pequenas empresaspt_BR
dc.subjectPaulo Afonso - Bahiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO::GERENCIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.titleA correlação entre maturidade das empresas familiares e nível de planejamento estratégico para as micro e pequenas empresas paufafonsinaspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.description.resumoAs mudanças que ocorrem no esqueleto gerencial das empresas familiares podem comprometer e levar ao fim empresas sob gestão familiar, e tudo isso ocorre pela a falta de um sistema de planejamento. Neste sentido pesquisa-se sobre a correlação entre maturidade das empresas familiares e nível de planejamento estratégico para micro e pequenas empresas paulafonsinas, a fim de compreender como a maturidade da gestão familiar está relacionada com o nível de planejamento estratégico em pequenos negócios. Para tanto, foi necessário caracterizar o perfil das micros e pequenas empresas familiares, propor um modelo para identificar o nível do planejamento estratégico e mensurar a partir de modelo, o nível de maturidade dessas empresas fundamentadas na gestão familiar. Realiza-se, então, uma pesquisa de natureza descritiva, caracterizada por um estudo quantitativo, utilizando fontes de pesquisas bibliográficas, documental e pesquisa de campo, onde por meio da aplicação de questionário faz-se a mensurações das variáveis: maturidade da empresa familiar e nível de planejamento estratégico. Através das ferramentas estatísticas: coeficiente da correlação de Persson e a regressão linear, encontrou-se as relações entre as variáveis. Diante disso, verificou-se, de acordo com o modelo proposto, uma média de 5,33 pontos para o nível de planejamento estratégico, e para a maturidade da empresa familiar um valor médio de 5,49, numa escala que vai de 0 a 10 pontos, um coeficiente correlação de Pearson entre as variáveis de 0,815, classificada como forte correlação positiva e através da regressão linear obteve-se a equação da reta demostrando, a partir do coeficiente de determinação, que o nível do planejamento estratégico explica em 66% a maturidade das empresas familiares. O que impõe a constatação de que quanto mais madura é a empresa familiar esta tende a ter um nível de planejamento estratégico melhor, embora este último ainda precise ser formalizado e ainda esteja incipiente.pt_BR
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