06 CAMPUS SERTÃO 01 - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA MONOGRAFIAS DE ESPECIALIZAÇÃO (LATO SENSU) - UNIDADE DELMIRO GOUVEIA Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3651
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Gomes, Gustavo Manoel da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5701200319717430pt_BR
dc.contributor.referee1Lima, Marcos Ricardo de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6916836325002412pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Sergiana Viera dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9912993046434191pt_BR
dc.creatorBarros, Thiego da Silva-
dc.date.accessioned2018-12-20T21:45:52Z-
dc.date.available2018-12-20-
dc.date.available2018-12-20T21:45:52Z-
dc.date.issued2018-08-31-
dc.identifier.citationBARROS, Thiego da Silva. Ensino de História e Educação Patrimonial: um olhar sobre a centenária igrejinha da Vila Operária. 2018. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação no Semiárido) - Unidade Delmiro Gouveia - Campus do Sertão, Universidade Federal de Alagoas, Delmiro Gouveia, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3651-
dc.description.abstractThe present work aims to discussing some existing relationships between History teaching and History and Patrimonial local Education, in order to understand the formation of historical identity through the approach of historical knowledge in the classroom, above all, in the strengthening of local identity and the dynamics of social practices. For this reason, we analyze, in the light of the theoretical references used, the memories that surround the space around the Centenary Church of Working Village. In addition to the theorists used, the work also makes use of the discussions listed by the PCNs (National Curriculum Parameters) that already present the need to construct a History teaching that is in tune with local History for the development of individual and collective identity, without to leave aside the discussion raised by the LDBEN (Law on the Guidelines and Bases of National Education) -9394/96, as well as reflect the impacts of the BNCC (National Curricular National Base) for History teaching, based on the discussion of Local History, and thus we propose a pedagogical project, that allows the analysis of this historical and social dynamics existing in the city of Delmiro Gouveia in the surroundings of the Village little church.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCurso de Pedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectHistória de Alagoaspt_BR
dc.subjectDelmiro Gouveia - Alagoaspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEnsino de História e Educação Patrimonial: um olhar sobre a centenária igrejinha da Vila Operáriapt_BR
dc.typeEspecializaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho visa discutir algumas relações existentes entre o ensino de História, a História Local e a Educação Patrimonial, a fim de compreender a formação da identidade histórica por meio da abordagem do conhecimento histórico em sala de aula, sobretudo, no fortalecimento da identidade local e na dinâmica das práticas sociais. Por isso analisamos, à luz dos referenciais teóricos, acerca das memórias que circundam o espaço no entorno da Centenária Igrejinha da Vila Operária, no sertão alagoano em Delmiro Gouveia. Para além dos teóricos utilizados, o trabalho faz uso também das discussões elencadas pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) que já apresentam a necessidade de construirmos um ensino de História que esteja em sintonia com a História Local para o desenvolvimento da identidade individual e coletiva, sem deixar de lado a discussão suscitada pela LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) -9394/96, bem como os reflexos dos impactos da implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular) para o ensino de História e sua inserção na discussão da História Local, e ao final, propomos um projeto pedagógico, que possibilite a análise dessa dinâmica histórica e social existente na cidade de Delmiro Gouveia no entorno da Igrejinha da Vila.pt_BR
Aparece nas coleções:Trabalho de Conclusão de Curso - ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NO SEMIÁRIDO – UNIDADE DELMIRO GOUVEIA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ensino de História e Educação Patrimonial: um olhar sobre a centenária igrejinha da Vila Operária.pdf723.72 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.