Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Prado, Edna Cristina do | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | PRADO, E. C. | por |
dc.contributor.referee1 | Franco, Nanci Helena Rebouças | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6668613131852037 | por |
dc.contributor.referee2 | Nunes, Cicera | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8976938140345357 | por |
dc.creator | Santos, Karla de Oliveira | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7995265157981192 | por |
dc.date.accessioned | 2015-08-25T18:16:56Z | - |
dc.date.available | 2012-10-02 | - |
dc.date.available | 2015-08-25T18:16:56Z | - |
dc.date.issued | 2011-06-15 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Karla de Oliveira. As relações étnico-raciais no livros didático da educação de jovens e adultos : implicações curriculares para uma sociedade multicultural. 2011. 124 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011. | por |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/363 | - |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Alagoas | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.publisher.initials | UFAL | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Youth and adult education | eng |
dc.subject | Racil-ethnic relations | eng |
dc.subject | Curriculum | eng |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.subject | Law n. 10.639/2003 | eng |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | por |
dc.subject | Relações étnico-raciais | por |
dc.subject | Currículo | por |
dc.subject | Livro didático | por |
dc.subject | Lei n. 10.639/2003 | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | As relações étnico-raciais no livros didático da educação de jovens e adultos : implicações curriculares para uma sociedade multicultural | por |
dc.title.alternative | Ethnic-racial relations in textbook of youth and adult education : implications for curriculum a multicultural society | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.resumo | A pesquisa partiu da problemática de compreender a Educação de Jovens e Adultos - EJA como possuidora de um caráter inter/multicultural, com seus sujeitos marcados por uma diversificada configuração identitária. Diversidade esta, muitas vezes invisibilizada ou estereotipada nas políticas públicas curriculares, que não reconhecem a dinâmica da constituição da diversidade étnico-racial brasileira. Nosso objetivo é analisar como as questões étnico-raciais são abordadas, discutidas e problematizadas na EJA, a partir do marco temporal da promulgação da Lei 10.639/2003 e do Parecer 03/2004, investigando a coleção de livros didáticos adotada para o segundo segmento dessa modalidade de ensino, que equivale no município de São Miguel dos Campos - AL, às séries finais do ensino fundamental. A modalidade é subdividida em duas etapas: 3ª etapa (5ª e 6ª séries) e 4ª etapa (7ª e 8ª séries), uma vez que, o município não possui uma proposta curricular oficial. A pesquisa é de natureza qualitativa, tendo como método à análise documental e como técnica a análise de conteúdo (Bardin, 2009). O levantamento bibliográfico dado a diversidade da produção de trabalhos que tratam da Educação de Jovens e Adultos, Currículo, Multiculturalismo e Inter/Multiculturalidade, Relações Étnico- Raciais e o Livro Didático selecionamos alguns. Para o estudo da história da Educação de Jovens e Adultos em: Paiva (2003) e Beiseguel (2004). Para as discussões curriculares utilizamo-nos dos estudos de: Apple (1989; 2006), Silva (1995; 1996; 2000; 2005), Moreira (2001; 2007), Moreira e Silva (2005). No que concerne às discussões sobre Multiculturalismo e Inter/Multiculturalidade adotamos Freire (1992), Mclaren (1997), Souza (2001), Fleuri (2003), Hall (2003), Santos (2003 ; 2005) e Torres (2003) e como referenciais para as Relações Étnico-Raciais tomamos Munanga (1996) , Cashmore (2000), Guimarães (2002; 2004; 2008). Para os estudos sobre o Livro Didático utilizamos os estudos de Choppin (2004) e Silva (1995; 2001; 2009). E finalmente, o ideário freireano a partir de suas obras: (1987; 1992; 1996; 2009).A análise realizada identificou a dificuldade de incorporação da pluralidade e da alteridade de forma positiva no currículo oficial e especificamente no Livro Didático, limitando às questões étnico-raciais à submissão do povo negro, estereotipia e discriminações. Esse artefato possui uma significativa importância nas práticas curriculares e precisa ser reconstruído sobre a ótica de visibilidade do diverso. Sendo assim, a desmistificação do mito da democracia racial no Brasil, o respeito às diferenças e a dignidade humana e a contemplação da diversidade nas práticas curriculares, são desafios postos à escola de Educação de Jovens e Adultos, afinal estes sujeitos são, vivem e convivem com a diversidade. | por |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
As relações étnico-raciais no livros didático da educação de jovens e adultos : implicações curriculares para uma sociedade multicultural.pdf | 2.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.