00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/362
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771008Z8por
dc.contributor.referee1Florêncio, Ana Maria Gama-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7238674881549165por
dc.contributor.referee2Amaral, Maria Virgínia Borges-
dc.contributor.referee2LattesAMARAL, M. Virgínia Borgespor
dc.creatorGuimarães, Gerson Maciel-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6606878368805335por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:56Z-
dc.date.available2012-09-20-
dc.date.available2015-08-25T18:16:56Z-
dc.date.issued2008-02-14-
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Gerson Maciel. O ensino tecnológico no Brasil : percurso histórico e discurso. 2008. 9 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/362-
dc.description.abstractThis work comes into the discussion about the politics of the Brazilian education by means of the analysis of the speech of Technological Education, according to the specifications in the National Curricular Lines of specification for Technological Higher Education and has an objective to demonstrate that this speech is established in the discussion along with other speeches and represents the ideological Formation of the capital. In this case, the speech absorbs the work concept, ability and performance producing the sense effect of qualification and professional qualification. We adopt as reference the theoretical Historical Materialism and the formularizations of the Analysis of the speech that has as the main the concepts of ideology and speech. This theoretical perspective makes possible to take care of the discussing functions, explaining the limits of the related reform, as it is in the National Curricular Lines of specifications, evidencing its association to the ideological formation of the capital, as well as the performance of the State in the establishment of politics that will be intended to adequacy of the school to the effective social order.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectStateeng
dc.subjectTechnological educationeng
dc.subjectSpeecheng
dc.subjectEstadopor
dc.subjectEnsino tecnológicopor
dc.subjectDiscursopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO ensino tecnológico no Brasil : percurso histórico e discursopor
dc.title.alternativeTechnological higher education of Brazil : speech and historyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho insere-se na discussão sobre as políticas da educação brasileira mediante a análise da reforma do Ensino Tecnológico, materializado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Superior Tecnológico e tem por objetivo demonstrar que esse discurso se estabelece no diálogo com outros discursos e representa os interesses do capital. Desse lugar, o discurso oficial se apropria dos conceitos de trabalho e competência, produzindo efeitos de sentido de qualificação e capacitação profissional. Adotamos como referencial teórico o Materialismo Histórico e as formulações da Análise do Discurso que tem como centrais os conceitos de ideologia e discurso. A partir dessa perspectiva teórica buscamos apresentar os conceitos de Estado a partir do Estado Moderno, suas adequações ao novo modelo vigente a partir do modelo instituído hoje como modelo neoliberal. A partir daí empreendemos a pesquisa nos discursos da reforma educacional com a implantação dos cursos superiores tecnológicos, desvelando o funcionamento discursivo, explicando os limites da referida reforma, explicitada nas Diretrizes Curriculares Nacionais, evidenciando sua filiação à formação ideológica do capital, bem como a atuação do Estado no estabelecimento de políticas que visam à adequação da escola a ordem social vigente.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino tecnológico no Brasil : percurso histórico e discurso.pdf437.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.