Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/357
Tipo: | Dissertação |
Título: | Currículo, cultura escolar e disciplinamento |
Título(s) alternativo(s): | Curriculum, school culture and discipline |
Autor(es): | Alves, Juliana Carla da Paz |
Primeiro Orientador: | Pizzi, Laura Cristina Vieira |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Jarbas Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Lima, Walter Matias |
Resumo: | Este trabalho trata do tema do currículo e das culturas escolares, debatendo sobre as formas de condicionar e disciplinar corpos, princípios e valores através da vivência dos indivíduos na cultura escolar atualmente. É um estudo de caso realizado em uma escola da periferia de Maceió. Seu principal objetivo é expor um conjunto de técnicas disciplinares utilizadas nas práticas pedagógicas, analisando-as não apenas como um dispositivo de coação e opressão, mas sob seu aspecto produtivo também. A metodologia para coleta de dados foi observação da atuação de três turmas de quarto e quinto anos do ensino fundamental; entrevista com as professoras e alunos/as observados/as; por fim, cruzamento e análise dos dados coletados nos dois momentos. Os resultados, analisados na perspectiva do poder disciplinar de Michel Foucault (2008, 2009), mostram alguns dos argumentos utilizados pelas professoras para que se utilizem das técnicas disciplinares em suas práticas pedagógicas. De acordo com as professoras, o poder disciplinar é exercido e age positivamente na formação dos/as alunos/as. Estes, por sua vez, demonstram concordar com a visão das professoras. |
Abstract: | This research deals with the curriculum and school cultures, discussing ways to condition and disciplinary bodies, principles and values through the experience of individuals currently in school culture. It is a case study in a school on the outskirts of Maceió. Its main purpose is to expose a set of disciplinary techniques used in pedagogical practices, analyzing them not only as a means of coercion and oppression, but also in its productive aspect. The methodology for data collection was observation of the performance of three classes of elementary school, interviews with the students and teachers observed, finally crossing and analysis of data collected from Foucault s (2008, 2009) perspective of discipline. The results show some of the arguments used by the teachers to the possibility of using disciplinary techniques in their teaching practice. According to the teachers, disciplinary power is exercised and acts positively on the education and training of the pupils. The learners, in turn, agree to demonstrate the vision of the teachers. |
Palavras-chave: | School culture Curriculum Discipline Cultura escolar Currículo Disciplina |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Universidade Federal de Alagoas |
Sigla da Instituição: | UFAL |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Citação: | ALVES, Juliana Carla da Paz. Currículo, cultura escolar e disciplinamento. 2010. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/357 |
Data do documento: | 10-dez-2010 |
Aparece nas coleções: | Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Currículo, cultura escolar e disciplinamento.pdf | 934.49 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.