00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) ICS - INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Plancherel, Alice Anabuki-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1436905333547421pt_BR
dc.contributor.referee1Mayer, Ricardo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8290536763719882pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.creatorFlorêncio, Maria Amélia de Lemos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2903822103111030pt_BR
dc.date.accessioned2018-11-19T14:00:22Z-
dc.date.available2018-11-14-
dc.date.available2018-11-19T14:00:22Z-
dc.date.issued2011-04-07-
dc.identifier.citationFLORÊNCIO, Maria Amélia de Lemos. O ensino da Sociologia no Nível Médio e as contradições institucionais de sua obrigatoriedade. 2011. 104 f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Instituto de Ciências Sociais, Programa de Pós Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3563-
dc.description.abstractThe objective of this research is to analyse the institutional conditions under which occurs the (re) insertion of sociology in secondary education, on the current condition of obligatory. The central idea of this paper to contribute to given the research on the teaching of Sociology in Brazil and in particular in the city of Maceió. For this purpose, we analyze more a sociohistorical moment of its institutionalization process in the secondary education, reflecting about institutional contradictions surrounding the process of compulsory teaching of sociology secondary education, while we have identified the main challenges faced in the quest for legitimacy in this level of education. We use for our debate official documents – The National curriculum guidelines for high school, The National Curricular Parameters and the National Curriculum Guidelines – that guide the Brazilian education. While we have established a theoretical discussion which involves two categories of educational process and that are configured by the teaching of sociology in secondary education which are: education and teaching. On the local situation, we use data obtained through questionnaires to teachers from public and private schools of the city of Maceió, where we identify how is configured the current consolidation of its implementation in terms of effective conditions for teaching/learning and teacher training for this discipline. Thus, we conclude that the prescription was not cool enough to be respected that sociology as a discipline central to the formation of young people.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Sociologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSociologia – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectSociology - Study and Teachingpt_BR
dc.subjectSecondary Educationpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
dc.titleO ensino da Sociologia no Nível Médio e as contradições institucionais de sua obrigatoriedadept_BR
dc.title.alternativeTeaching of Sociology in secondary education and institutional contradictions its obligatorypt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoO objetivo desta pesquisa é analisar as condições institucionais sob a qual ocorre a (re)inserção da sociologia no ensino médio, diante da atual condição de obrigatoriedade. A idéia central deste trabalho é contribuir com o conjunto de investigações sobre o ensino da Sociologia no Brasil e em específico no município de Maceió. Para tanto, buscamos analisar mais um momento sócio-histórico de seu processo de institucionalização no nível médio, refletindo acerca das contradições institucionais que cercam o processo de obrigatoriedade do ensino da sociologia no nível médio, ao mesmo tempo em que identificamos os principais desafios enfrentados na busca por sua legitimação neste nível de ensino. Utilizamos para o nosso debate os documentos oficiais – As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, Os Parâmetros Curriculares Nacionais e as Orientações Curriculares Nacionais – que orientam a educação brasileira. Ao mesmo tempo em que estabelecemos uma discussão teórica que envolve duas categorias do processo educacional e que se encontram configuradas pelo ensino da sociologia no nível médio que são elas: educação e ensino. No que diz respeito à situação local, utilizamos dados obtidos através da aplicação de questionários junto aos professores da rede pública e privada de ensino do município de Maceió, onde identificamos como está configurada a atual a consolidação de sua implementação em termos de condições efetivas de ensino/aprendizagem e de formação de professores para tal disciplina. Dessa forma, conclui-se que a prescrição legal não foi o suficiente para que a sociologia fosse respeitada enquanto disciplina fundamental para a formação dos jovens.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - ICS

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
O ensino da Sociologia no Nível Médio e as contradições institucionais de sua obrigatoriedade.pdf1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.