00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Webcasting sonoro na EAD: um caso na pedagogia licenciatura da Universidade Federal de Alagoas
Título(s) alternativo(s): Distance education online: a case in a teacher training course at Federal University of Alagoas
Autor(es): Bito, Noemia Monteiro
Primeiro Orientador: Fireman, Elton Casado
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Freitas, Antonio Francisco Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee1: Pinto, Anamelea de Campos
metadata.dc.contributor.referee2: Gomes, Apuena Vieira
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade tratar do processo de transmissão de mídia sonora na educação a distância on-line da Universidade Federal de Alagoas, integrante da Universidade Aberta do Brasil, nos períodos letivos de 2010.2 e 2011.1, no curso de Pedagogia Licenciatura, na modalidade a distância. O estudo de caso foi escolhido como método de abordagem do objeto de estudo e teve por objetivo investigar a utilização dos formatos web rádio e podcasts do webcasting sonoro na educação a distância, no ambiente virtual de aprendizagem Moodle UFAL. Adotou-se o raciocínio do método hipotético-dedutivo e foi utilizado o método quali-quantitativo durante a coleta de dados, os quais são apresentados nos relatos das fases da pesquisa. Esta foi desenvolvida em duas fases: a exploratória e a experimental, tendo como campo de atuação experimental a disciplina Saberes e Metodologias do Ensino de Ciência Naturais 1, a qual possuía 176 estudantes matriculados, vinculados aos polos das cidades alagoanas de Maceió, Maragogi, Santana do Ipanema e Olho d´Água das Flores. Como estudo de recepção, os estudantes que formaram a audiência das transmissões ao vivo e das gravações dessas transmissões puderam se comunicar de forma síncrona e assíncrona com o professor, por meio principalmente de fóruns, e posteriormente avaliaram a mídia sonora por meio de questionário on-line. A questão norteadora foi: como esses formatos poderiam ser associados ao ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, ao Projeto Pedagógico e à dinâmica da modalidade a distância do curso? Os resultados foram satisfatórios em termos de aceitação dos dois formatos pelo grupo-escuta, mostrando que as associações da questão norteadora são possíveis, mas precisam fazer parte de um planejamento que inclua também as formas de avaliação da mídia sonora, além de apontarem para a necessidade de maior infraestrutura do curso em termos de suporte técnico para o corpo docente, incluindo os tutores, no sentido de criação, produção e transmissão de material didático e também para a necessidade de melhoria na condição de banda larga do Estado. A conclusão principal é a de que esses formatos devem: ser criados, produzidos e/ou selecionados pelo curso para fins educativos; apresentar características da linguagem radiofônica, incluindo a montagem sonora, e interface webgráfica aliada ao design educacional do curso, especialmente no ambiente virtual de aprendizagem Moodle; e identificar seu público-alvo, incluindo seu nível de fluência digital, além das condições de acesso a computadores e internet, de forma a promover o diálogo interativo pelas tecnologias e ferramentas mais adequadas ao uso do webcasting sonoro. Como aporte teórico: Moore e Kearsley (2008), Peters (2004), Haandel (2009), Martín-Barbero (2009), Jacks e Escosteguy (2005), Reyzábal (1999), Machado (2009) e Silva (2006; 2010), entre outros.
Abstract: The purpose of this paper is to study the process of audio information in an online education course at the Federal University of Alagoas (UFAL), which is a federal public university in Brazil. The study was conducted in the second school term of 2010 and in the first school term of 2011, in the Bachelor degree Pedagogy course online education model. Case study was chosen as the method to examine the use of web radio and audio webcasting podcasts in online education, with the UFAL Moodle virtual learning environment. The hypothetical-deductive method was adopted for reasoning and the quali-quantitative method was used for data collection. These data are shown in the reports written during the two research phases exploratory and experimental. The experimental phase was conducted with the subject Knowledge and Methods for Teaching Natural Sciences 1 , which had 176 enrolled students, from different UFAL units of several cities in Alagoas Maceió, Maragogi, Santana do Ipanema and Olho d´Água das Flores. As a reception study, students who composed the audience of live transmissions and the recording of live transmissions could communicate in a synchronous and in an asynchronous way with the tutor. Such communications were mainly conducted in forums. Then the audio information was evaluated with an online questionnaire. The main objective was to find how the formats could be associated with the Moodle Virtual Learning Environment, with the Pedagogical Project and with the online education course. The results were satisfactory in terms of acceptance of both formats by the audience group, which shows that the associations proposed are possible. However, such associations need to be part of a plan that includes forms of evaluating audio information. The results also point to the need for better infrastructure regarding technical support for faculty members including tutors in order to create, produce and transmit didactic materials. Moreover, we found that wideband services need improvement in the State. Our main conclusion is that the formats studied should be created, produced and/or selected by the course for educational purposes. They should also present characteristics of radio phonic language, including sound and web graphic interface, aligned with the education design of the course, especially in the Moodle virtual learning environment. It is also necessary to identify the target audience, their level of digital fluency, and their conditions for accessing computers and the Internet, in order to promote the interaction with the most adequate technologies and tools for audio webcasting. This study is based on theories by Moore and Kearsley (2008), Peters (2004), Haandel (2009), Martín-Barbero (2009), Jacks and Escosteguy (2005), Reyzábal (1999), Machado (2009), Silva (2006; 2010), among others.
Palavras-chave: Distance education online
Webcasting audio
Virtual learning environment
Reception studies
Teacher training
Educação a distância on-line
Webcasting sonoro
Ambiente virtual de aprendizagem Moodle
Estudos de recepção
Formação de professores
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: BITO, Noemia Monteiro. Webcasting sonoro na EAD: um caso na pedagogia licenciatura da Universidade Federal de Alagoas. 2011. 177 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2011.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/351
Data do documento: 25-nov-2011
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