00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/349
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005por
dc.contributor.referee1Bastos Filho, Jenner Barretto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5357464861909269por
dc.contributor.referee2Brito, Arlete de Jesus-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9945721468897540por
dc.creatorMüller, Carlos Eduardo-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9583152879596489por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:54Z-
dc.date.available2012-06-22-
dc.date.available2015-08-25T18:16:54Z-
dc.date.issued2006-12-11-
dc.identifier.citationMÜLLER, Carlos Eduardo. IA ideologia na prática e a ideologia da prática no ensino de matemática. 2006. 10 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2006.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/349-
dc.description.abstractThis research focuses on verifying the real possibilities of contextualization in the teaching of Mathematics, starting from the Parametros Curriculares Nacionais (PCN) and introducing it in the school life by means of the educators convictions and didactic material. The PCN have marked the positioning of MEC (Ministry of Education) contrary to the methodology of traditional teaching, which in the teaching field of mathematics represented a victory of the pedagogic chains constituted under the critique to the teaching of modern mathematics. The term used to unify the different chains was Contextualization . Thus, the contextualized teaching would be based on the day to day life and previous knowledge of students and also problem solving approaching transversal themes, history or mathematics usage. However, after interviewing teachers from private educational institutions in Maceio, Brazil, and also by analyzing the didactic books utilized by these institutions, we may observe that this resource appraised by official documents will be implemented. Teachers and Authors of didactic material identify the characteristics of teaching proposed by the PCN. Nevertheless, even authors of didactic books who are more inclined to the official pedagogical thinking have their difficulties with answering to the proposals; alerting that not all subjects may be contextualized.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMathematic teachingeng
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectEducation historyeng
dc.subjectDidatic bookeng
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA ideologia na prática e a ideologia da prática no ensino de matemáticapor
dc.title.alternativeIdeology in the practice and ideology of practice in mathematics teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho busca verificar as reais possibilidades da Contextualização no ensino de Matemática, partindo dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e inserindo-se na vida escolar por meio das convicções dos educadores e livros didáticos. Os PCN marcaram o posicionamento do Ministério da Educação contrário à metodologia do ensino tradicional, que no ensino de Matemática representou a vitória das correntes pedagógicas constituídas sobre as críticas ao ensino da Matemática Moderna. O termo utilizado para unificar as diferentes correntes foi a Contextualização. Assim, o ensino contextualizado seria baseado no cotidiano e nos conhecimentos prévios dos estudantes e por meio da resolução de problemas abordaria os temas transversais, a história ou aplicações da Matemática. Mas, entrevistando professores da rede particular de ensino de Maceió e analisando os livros didáticos utilizados por estes observa-se que dificilmente este recurso preconizado pelos documentos oficiais conseguirá ser implantado. Professores e autores dos livros didáticos identificam as características do ensino proposto pelos PCN. Entretanto, mesmo os autores de livros didáticos mais alinhados com o pensamento pedagógico oficial têm dificuldades em corresponder às propostas, tal como os educadores alertam de que nem todos os conteúdos podem ser contextualizados.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
A ideologia na prática e a ideologia da prática no ensino de matemática.pdf356.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.