00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: As reformas da universidade pública brasileira e o movimento estudantil: uma abordagem discursiva
Título(s) alternativo(s): Brazilian public university reforms and the students movement : a discursive approach
Autor(es): Freitas, Natália Santos
Primeiro Orientador: Cavalcante, Maria do Socorro Aguiar de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Florêncio, Ana Maria Gama
metadata.dc.contributor.referee2: Araujo, Raquel Dias
Resumo: Esta pesquisa faz uma análise da intervenção política da União Nacional dos Estudantes (UNE) na luta pelo ensino superior público, gratuito e de qualidade via debate da Reforma Universitária em dois momentos especificamente: 1) nos anos de 1960, durante a elaboração da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 4.024/61) e por ocasião de sua reformulação em 1968 via Lei 5.540/68; e 2) nos anos 2000, durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Lançamos mão do referencial teórico da Análise do Discurso de linha francesa para percorrer e desvelar o discurso da referida entidade. Para o confronto discursivo dos dois momentos supracitados, utilizamos documentos da época centrados, inicialmente, nas elaborações dos seminários da UNE, nos anos de 1961, em Salvador; 1962, em Curitiba e 1963, em Belo Horizonte; em matérias veiculadas nos jornais da época, como O Metropolitano e Jornal do Brasil (ambos colhidos no acervo do Programa de Estudos e Documentação Educação e Sociedade, da Universidade Federal do Rio de Janeiro Proedes/UFRJ) e, no segundo momento da pesquisa, foram utilizadas algumas matérias disponíveis atualmente no sítio da UNE, com destaque para a cartilha da UNE sobre o anteprojeto da Reforma Universitária (2008). Busca-se aprofundar o debate sobre a atual constituição da UNE e sua forma da atuação perante a Reforma Universitária implantada em anos de neoliberalismo à brasileira .
Abstract: This research analyzes the National Students Union (NSU/UNE) political intervention fighting for a higher public education that would be of good quality and free, through the University Reform in two precise moments: 1) In the 1960 s while the first Guidelines and Basis for the National Education Law (Law nº4.024/61) and for the occasion of its reformulation in 1968 through Law 5.540/68; and 2) In the 2000 s, while Luis Inácio Lula da Silva´s presidential mandates. We make use of the French lines as theoretical referential on the Speech Analysis to run through and unveiling the speech of that entity. In order to confront the speeches in the two different moments we made use of the documents of those times centered, initially, on the elaborations of the UNE´s seminaries of 1961, in Salvador, 1962, in Curitiba and 1963, in Belo Horizonte; in related articles written in those years, such as O Metropolitano and Jornal do Brasil (both collected from the Studies Program and Education Documentation and Society, at Federal University of Rio de Janeiro Proedes/UFRJ) and on second moment of the research, some articles found at UNE´s site were also used, detach here the entity´s primer about the University Reform´s anti-project (2008). It is intended to deepen the actual SNU´s constitution´s debate and your way of acting before University Reform implanted in the years of brazil´s particular way of neoliberalism.
Palavras-chave: National Students Union
University reform
Speech analysis
União Nacional dos Estudantes
Universidade
Reforma universitária
Análise do discurso
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: FREITAS, Natália Santos. As reformas da universidade pública brasileira e o movimento estudantil: uma abordagem discursiva. 2010. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/348
Data do documento: 13-abr-2010
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