00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005por
dc.creatorVasconcelos, Cheila Francett Bezerra Silva de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9946123939520428por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:53Z-
dc.date.available2011-05-13-
dc.date.available2015-08-25T18:16:53Z-
dc.date.issued2008-08-18-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Cheila Francett Bezerra Silva de. A (Re)Construção do conceito de dividir na formação dos professores: o uso do jogo como recurso metodológico. 2008. 158 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/340-
dc.description.abstractThe study was focused on the research of the continuous formation process of the teachers that act on the 3 rd and 4 Th degrees of the fundamental ensign of the public net of the state, on the metropolitan region of Alagoas state. The continuous formation was in the space of math s laboratory, including the discussions about multiplicative structures, connected to the questions of the cotição ideas and repartition that are inside the problems of division. About the studies the Conceptual fields of the Multiplicative Structures of Gerard Vergnaud and the construction of concepts of Vygostky, admitting the use of the seeds game as a resource for counting through group s additives and multiplicities. Specifically during the workshops according to actions and activities developed. Then, recovering the actions and the results of the analysis, that were done by oral and written reports of the teachers about the use of the conventional algorithm, with the understanding of the process of division by the students. Obviously, without the systematization and understanding of the formalization process of the division operation, and the ideas of cotição and repartition of values, just, the algorithm is developed. It was seen the teachers' representations about the annotation of the appropriation process of the concept of division and effective didactic transposition. The qualitative analysis of the discussions and reflections recorded in videos on the teaching and learning of the teachers has caused practices reflected in methodological procedures, targeted to various possibilities didactic, by the teachers and result in the of students learningeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDivision Ideaseng
dc.subjectTeachers Formationeng
dc.subjectMultiplicative Structures Division Concepteng
dc.subjectIdéias de Divisãopor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEstruturas multiplicativaspor
dc.subjectJogos matemáticaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA (Re)Construção do conceito de dividir na formação dos professores: o uso do jogo como recurso metodológicopor
dc.title.alternativeThe Re (construction) of the concept of sharing in teacher training: the use of play as a methodologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO estudo focalizou-se na investigação do processo de formação continuada dos professores que atuam na 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental da rede pública estadual, da região metropolitana de Alagoas. A formação continuada ocorreu no espaço do laboratório de Matemática, abrangendo as discussões acerca das estruturas multiplicativas, no que se refere às questões das idéias de cotição e de repartição presentes nos problemas de divisão e como referência os estudos dos Campos Conceituais das Estruturas Multiplicativas de Gerard Vergnaud e da construção de conceitos de Vygostky, admitindo-se o uso do jogo de sementes como recurso de contagem através dos agrupamentos aditivos e multiplicativos, mais especificamente durante as oficinas, de acordo com ações e atividades desenvolvidas. Em seguida, foram retomados os resultados das ações e da análise realizados pelos relatos orais e escritos dos professores sobre a utilização do algoritmo convencional, com a compreensão do processo de divisão por parte dos alunos. Obviamente, sem a sistematização e compreensão do processo da formalização da operação de divisão, e das idéias de cotição e de repartição de valores, apenas, desenvolvese o algoritmo. Verificaram-se ainda as representações dos professores em relação à anotação do processo de apropriação do conceito de divisão e da efetiva transposição didática. A análise qualitativa das discussões e das reflexões gravadas em vídeos sobre o ensino e a aprendizagem dos professores fez com que as práticas fossem refletidas em procedimentos metodológicos direcionados para diversas possibilidades didáticas, por parte dos professores e, por conseqüência, a aprendizagem dos alunospor
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