00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3408
Tipo: Dissertação
Título: Práticas experimentais de física a distância: desenvolvendo uma aplicação com Arduíno para a realização do experimento de Millikan remotamente
Título(s) alternativo(s): Practical physics experimental distance: an application of Arduíno for carrying out the procedures remotely
Autor(es): Barros, Tiago Rodrigues
Primeiro Orientador: Dias, Wandearley da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Serra, Kleber Cavalcanti
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Luizdarcy de Matos
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Maria Socorro Seixas
Resumo: A introdução de aulas práticas como estratégia didática para motivar e despertar o gosto pelas matérias de ciências, especialmente de física e química, é comumente apontada como importante estratégia e de grande impacto no processo de ensino aprendizagem. Entretanto, existem várias dificuldades que podem ser relacionadas ao uso desta metodologia, como exemplo podemos citar a falta de estrutura (de salas de laboratório e equipamentos), tempo para elaboração e preparação das aulas entre outros. Considerando esta situação, grupos de pesquisadores na área de ensino vêm propondo novas atitudes e práticas docentes como estratégias para tornar o aprendizado dessas disciplinas, mais atrativas e substanciais sugerindo como alternativas a utilização de materiais de baixo custo nas aulas experimentais e, mais recentemente, a inclusão de experimentos remotos onde uma instituição possuidora desses equipamentos os disponibiliza através da internet. Neste último, mecanismos de automação possibilitam que um operador externo à instituição possa realizar os procedimentos experimentais. Neste trabalho, abordaremos esta ultima proposta como alternativa para a inserção das aulas experimentais. Apresentamos um sistema baseado na plataforma Arduino capaz de permitir a realização do experimento de Millikan para a determinação da carga elementar do elétron à distância, composto por um circuito atuador e software de comando. Para que pudéssemos verificar a viabilidade técnica e didática da proposta, realizamos uma aplicação com um grupo de alunos de uma escola da rede estadual de ensino e, diante dos resultados obtidos acreditamos que esta proposta pode configurar como uma alternativa viável para a inclusão das aulas experimentais.
Abstract: The introduction of practical classes as a didactic strategy to motivate and awaken a taste for science subjects, especially physics and chemistry, is commonly pointed out as an important strategy and of great impact in the teaching / learning process. However, there are several difficulties that may be related to the use of this methodology, such as lack of structure (laboratory rooms and equipment), time for preparation and preparation of classes, among others. But even with such limits many groups of researchers in the field of teaching have been proposing new attitudes and teaching practices as strategies to make learning these subjects more attractive and substantial. In terms of experimental classes many groups suggest the use of low cost materials as alternatives to the lack of "laboratory equipment" and, more recently, the inclusion of remote experiments where an institution with such equipment makes them available through the internet. In the latter, automation mechanisms allow an operator outside the institution to perform the experimental procedures. In this work, we will approach this last proposal as an alternative for the insertion of the experimental classes. We present a system based on the Arduino platform capable of realizing the Millikan experiment for the determination of the elementary charge of the electron at a distance, composed by an actuator circuit and command software. In order to verify the technical and didactic feasibility of the proposal, we carried out an application with a group of students from a school in the state education network and, in view of the results obtained, we believe that this proposal can be a viable alternative for the inclusion of experimental classes.
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino
Estratégia didática
Tecnologia educacional
Internet na educação
Mathematics - Study and teaching
Didactic strategy
Educational technology
Internet in education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: BARROS, Tiago Rodrigues. Práticas experimentais de física a distância: desenvolvendo uma aplicação com Arduíno para a realização do experimento de Millikan remotamente. 2018. 89f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3408
Data do documento: 26-jul-2018
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.