00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) IM - INSTITUTO DE MATEMÁTICA Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/3390
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santos, Viviane de Oliveira-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7168613854793428pt_BR
dc.contributor.referee1Melo, Vanio Fragoso de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9682146246826453pt_BR
dc.contributor.referee2Santos, Givaldo Oliveira dos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2811899043438299pt_BR
dc.creatorSantos, José Ailton dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0348953390421849pt_BR
dc.date.accessioned2018-10-08T17:08:00Z-
dc.date.available2018-09-27-
dc.date.available2018-10-08T17:08:00Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.citationSANTOS,José Ailton dos. Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Instituto de Matemática, Programa de Pós Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/3390-
dc.description.abstractThis work has as main objective to contribute to the good performance of the student in solving math problems and logical reasoning. Many of our students have difficulties in solving math problems, and therefore have poor performance in reasoning correctly in logical terms. Concerned about this situation, the author of this work investigated the possible causes of these difficulties experienced in teaching practice and found bibliographical researches of mathematical educators such as Dante (2009), Isoda and Katagari (2012), Onuchic (1999), Onuchic and Allevato (2009) Polya (2006), Smole, Diniz and Candido (2000) eSpinilo (1994) that reveal why these people have difficulties in solving math problems and logical reasoning. We have also found that the development of logical reasoning is related to the ability to solve problems and that the insistent practice of exercises may not guarantee mathematical knowledge. With the objective of contributing to reduce the difficulties studied in the literature review, we did an experiment outside the classroom, test of sounding and presented suggestions of problems of logical reasoning to be applied in Elementary School.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMATpt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectRaciocínio lógicopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectMatemática – Resolução de problemaspt_BR
dc.subjectSaber matemáticopt_BR
dc.subjectMathematics - Study and teachingpt_BR
dc.subjectLogical reasoningpt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectMathematics - Problem Solvingpt_BR
dc.subjectMathematical knowledgept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
dc.titleDesenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamentalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal contribuir para o bom desempenho do estudante em resolução de problemas de matemática e raciocínio lógico. Muitos de nossos alunos têm dificuldades em resolver problemas de matemática e, consequentemente, apresentam fraco desempenho em raciocinar corretamente em termos lógicos. Preocupado com essa situação, o autor deste trabalho investigou as possíveis causas dessas dificuldades vivenciadas na prática docente e encontrou pesquisas bibliográficas dos educadores matemáticos como Dante (2009), Isoda e Katagari (2012), Onuchic (1999), Onuchic e Allevato (2009), Polya (2006), Smole, Diniz e Candido (2000) e Spinilo (1994) que revelam porque essas pessoas têm dificuldades de resolver problemas de matemática e raciocínio lógico. Descobrimos também que o desenvolvimento do raciocínio lógico está relacionado com a habilidade em resolver problemas e que a prática insistente de exercícios poderá não garantir o saber matemático. Com o objetivo de contribuir para diminuir as dificuldades estudadas na revisão de literatura, fizemos uma experiência fora da sala de aula, teste de sondagem e apresentamos sugestões de problemas de raciocínio lógico para serem aplicados no Ensino Fundamental II.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - IM

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Desenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental.pdfDesenvolvimento do pensamento matemático: resolução de problemas de raciocínio lógico-matemático no Ensino Fundamental4.2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.