Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/339
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Interação on-line: um desafio da tutoria
Other Titles: Interaction online: a challenge of mentoring
metadata.dc.creator: Pimentel, Fernando Silvio Cavalcante
metadata.dc.contributor.advisor1: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Moita, Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro
metadata.dc.contributor.referee2: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.description.resumo: O crescimento e as especificidades da EAD no Brasil têm promovido uma série de singularidades, sobre a formação da equipe que elabora e desenvolve os cursos. A presença do tutor, apesar de ser questionada por vários estudiosos da área, apresenta-se como necessária para o desenvolvimento dos cursos, e os estudos sobre a sua participação no processo de ensino-aprendizagem visam a analisar suas funções em acompanhamento ao aluno e têm como princípio as interações que realiza no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Esta pesquisa analisa como as interações entre o tutor e os alunos nos fóruns de discussão, realizados em um AVA, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento cognitivo do aluno, e está fundamentada em Aretio (1999 e 2001), Dillenbourg (1999), Costa, Paraguaçu e Pinto (2009), Gallimore e Tharp (1996), Gonzales (2005), Gros e Silva (2006), Primo (1998, 2000, 2001 e 2007), Roscoe e Chi (1999), Papert (1994) e Salmon (2000) e Vygotsky (1981, 1989, 2001 e 2008). Os estudos acerca das interações, de suas formas e tipos podem não só contribuir para o entendimento das funções do tutor na EAD mas também da própria modalidade de ensino, em franca expansão. A metodologia utilizada para a realização desta pesquisa qualitativa on-line foi o estudo de caso, e envolveu duas fontes de dados: leitura com análise e categorização dos registros dos tutores nos fóruns de discussão nas disciplinas escolhidas e observação direta das interações dos tutores nos fóruns de discussão presentes no Moodle Ufal. A pesquisa foi desenvolvida a partir de levantamento de dados bibliográficos e webgráficos, coleta de dados, tabulação e análise dos dados. Os resultados encontrados apontam que os tutores usam vários tipos de interação, nem todos favoráveis para o processo; aponta também para uma interação mútua e colaborativa como as mais indicadas para a atuação do tutor no processo ensino-aprendizagem, acompanhando os alunos e conduzindo-os a uma participação mais efetiva.
Abstract: The growth and the specificities of the Distance Education in Brazil have promoted a number of respects, mainly with regards to the capabilities of the team who elaborate and develop the courses. In this sense the presence of the tutor, despite being questioned, is stated as required. Moreover, studies about his/her participation in the teaching-learning process aim at examining his/her role in monitoring the student, which have as a principle the interactions that his/her performs in AVA. The goal of this research paper is to analyze how the interactions between tutors and students in discussion forums within a Virtual Learning Environment contribute to the cognitive development of the student, based on the findings by Aretio (1999, 2001), Dillenbourg (1999), Costa, Paraguaçu e Pinto (2009), Gallimore e Tharp (1996), Gonzales (2005), Gros e Silva (2006), Primo (1998, 2000, 2001, 2007) Roscoe e Chi [1999?] e Vygotsky (1981, 1989, 2001 and 2008). Indeed, studies about the interactions and their shapes and types, can contribute to the understanding of the tutor functions in Distance Education. The methodology used for performing this online qualitative research has been the case study, involving two data sources: reading, analysis and categorization of tutor s records in discussion forums in chosen disciplines and direct observation of the interactions of tutors in discussion forums available on Moodle environment at UFAL. The search also was developed from bibliographic data surveying and webgráficos, data collection, data analysis and tabulation. The findings suggest that the tutors make use of several types of interaction, not all off then a possible process. However, some studies point to a mutual interaction and collaborative as the most suitable for the tutor in teaching-learning process to follow up students and leading them to participate more effectively.
Keywords: Education online
Tutoring
Interaction
Discussion forums
Educação on-line
Tutoria
Interação
Fóruns de discussão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: PIMENTEL, Fernando Silvio Cavalcante. Interação on-line: um desafio da tutoria. 2010. 111 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2010.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/339
Issue Date: 26-Feb-2010
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Interação on-line: um desafio da tutoria.pdf3.16 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.