00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Concepções de interdisciplinaridade no trabalho docente dos professores de ensino médio da rede estadual e a reforma curricular: um estudo de caso
Título(s) alternativo(s): Las concepciones de interdisciplinariedad en lo trabajo docente enseñanza de profesores de la enseñanza media de La red del estado de Alagoas: um estúdio de caso
Autor(es): Abreu, Nitecy Gonçalves de
Primeiro Orientador: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Hypolito, álvaro Luiz Moreira
Resumo: Esta investigação tem como objetivo analisar as concepções de interdisciplinaridade presentes nas práticas de professores do Ensino Médio da Rede Estadual de Alagoas, bem como os obstáculos para o desenvolvimento desse aspecto na escola. A metodologia da investigação empírica baseou-se na proposta de estudo de caso, com aplicação de questionário e entrevistas com grupos de professores de Ensino Médio, em diferentes disciplinas, em duas escolas públicas, uma na capital e outra no interior do Estado de Alagoas. Para isso, fez-se necessária, a contextualização das políticas de reformas educacionais para o Ensino Médio no Brasil, nas últimas três décadas, com enfoque especial para a reforma atual e os seus desafios para a prática docente. Averiguam-se, as abordagens de interdisciplinaridade à luz dos teóricos Japiassu, Fazenda, Santomé e Frigotto, como também as contribuições da Teoria da Complexidade de Edgar Morin. Apresentam-se as abordagens de interdisciplinaridade adotadas pelos professores de Ensino Médio das duas escolas pesquisadas. Os resultados da investigação evidenciaram que os professores não se mostram desatentos às discussões relacionadas à interdisciplinaridade, o que não significa que esses sujeitos revelem formas complexas de lidar com esse conceito ou que implementem ações constantes e conscientemente elaboradas, tendo em vista o ensino interdisciplinar. Nas concepções dos professores, predomina uma visão instrumental da interdisciplinaridade, em consonância com a concepção apresentada nos documentos da reforma do Ensino Médio. O estudo traz contribuições, para a reflexão da prática pedagógica dos professores da Rede Estadual de Alagoas, e de outras redes, levando-os a adotarem, visando à efetiva aplicação, o conceito de interdisciplinaridade na forma adotada nesta investigação.
Abstract: Esta investigación tiene como objetivo analizar las concepciones de interdisciplinaridad presentes en las prácticas de profesores de la Enseñanza Media de la Red del Estado de Alagoas, bien como los obstáculos para el desenvolvimiento de ese aspecto en la escuela. La metodología de la investigación empírica se basó en la propuesta de estudio de caso, de acuerdo Yin, con aplicación del cuestionário y entrevistas con grupos de profesores de Enseñanza Media en diferentes asignaturas en dos escuelas públicas, una en la capital y otra en el interior del Estado. Para eso, se hizo necesario la contextualización de las políticas de reformas educacionales para la Enseñanza Media en el Brasil, en las últimas tres décadas, con un enfoque especial para la reforma actual y sus desafios para la práctica docente. Verifican, las abordajes de interdisciplinaridad a la luz de los teoricos Japiassu, Ivanir Fazenda, Santomé y Frigotto, como también con las contribuiciones de la Teoria de la Complexidad de Edgar Morin. Apresentan los abordajes de interdisciplinaridad adoptadas por los profesores de enseñanza media de las dos escuelas investigadas. Los resultados de la investigación evidenciaron que los profesores no se muestran desatentos a las discuciones relacionadas a la interdisciplinaridad, lo que no significando que esos sujetos revelen formas complexas de lidar con ese concepto o que implementem acciones constantes y conscientemente elaboradas, teniendo en vista la enseñanza interdisciplinar. En las concepciones de los profesores, predomina una visión instrumental de la interdisciplinaridad, en consonancia con las concepciones presentadas en los documentos de la reforma de Enseñanza Media. En lo estudio investigativo pueda contribuir, de forma direcionada, para la reflexión de la práctica pedagógica de los profesores de la Red Estadual de Alagoas, o de outras redes, les llevando a adoptaren, visando la efectiva aplicación, el concepto de interdisciplinaridad en la forma adoptada en esta investigación.
Palavras-chave: Ensino Médio Curriculo
Escolas públicas
Trabalho Docente
Interdisciplinaridade
Politicas públicas
Enseñanza Media Curriculo
Escuelas públicas
Trabajo Docente
Interdisciplinaridad, Politicas públicas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: ABREU, Nitecy Gonçalves de. Concepções de interdisciplinaridade no trabalho docente dos professores de ensino médio da rede estadual e a reforma curricular: um estudo de caso. 2009. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/335
Data do documento: 8-set-2009
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