00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Fireman, Elton Casado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8569068916474005por
dc.contributor.referee1Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.referee1LattesVERÇOSA, E. G.por
dc.contributor.referee2Kullok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047por
dc.creatorBarbosa, José Isnaldo de Lima-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3111088449226485por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:51Z-
dc.date.available2010-02-07-
dc.date.available2015-08-25T18:16:51Z-
dc.date.issued2008-12-19-
dc.identifier.citationBARBOSA, José Isnaldo de Lima. O Curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Alagoas: surgimento, mudanças e formação na opinião dos egressos. 2008. 135 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/329-
dc.description.abstractThe present paper aims to redeem the curricular development degree in physics from the Federal University of Alagoas - UFAL, seeking to analyze the transformations for which the course passed throughout its existence, seen to one better formation of its egresses. It also describes as they see occurring the discussions and changes in the graduate education in sciences in Brazil, detaching the production of pedagogical projects for these courses, starting from the existing legislation in the country. It thus, this research has as final objective, to investigate the course of graduate in physics of the federal university of Alagoas. Its pedagogical proposals throughout its existence, and especially its proportions with the formation of the licensee. So, With order to identify until point of the course of degree in physics from UFAL comes to promoting the true integration between the essences knowledge in the formation of these professionals had been applied questionnaires, through which, it is had opinion of the egresses regarding the course, since its initial formation until its professional performance. With this, the universe of the research encloses all the egresses of the course since its creation in 1974 until 2007, with total of 65 graduates. The most significant results of this investigation turn around the evidence or not of the bachelor character of the course throughout its existence, as well as, the preparation of the teaching professionals, based on the opportunities they had to develop activities that could contemplate the integration between the specific contents of the Physics and the didacticpedagogical ones. Them, in view of the results, I propose with this work to broaden the discussion, and more, construct subsidies that can collaborate in evaluations and prepositions, for the new pedagogical projects degree in physics, initiated in the first semester of 2006.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeaching physicseng
dc.subjectTeacher trainingeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectEnsino Superiorpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleO Curso de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Alagoas: surgimento, mudanças e formação na opinião dos egressospor
dc.title.alternativeTo rodeen the curriculum development degree in Physicseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho resgata a evolução curricular da Licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas UFAL, buscando analisar as transformações pelas quais o curso passou ao longo de sua existência, com vistas a uma melhor formação dos seus egressos. Descreve também como vêm ocorrendo as discussões e mudanças nas Licenciaturas em Ciências no Brasil, destacando a construção dos projetos pedagógicos para esses cursos, a partir da legislação vigente no país. Dessa forma, essa pesquisa tem como objetivo final investigar o curso de licenciatura em Física da Universidade Federal de Alagoas, suas propostas pedagógicas ao longo de sua existência e, principalmente, suas preocupações com a formação do licenciado. Assim, com o intuito de identificar até que ponto o curso de Licenciatura em Física da UFAL vem promovendo a verdadeira integração entre os saberes essenciais na formação desses profissionais, foram aplicados questionários, através dos quais tem-se a opinião dos egressos a respeito do curso, desde sua formação inicial até sua atuação profissional. Com isso, o universo da pesquisa abrange todos os egressos do curso, desde sua criação, em 1974, até 2007, com um total de 65 formados. Os resultados mais significativos dessa investigação giram em torno da comprovação ou não do caráter bacharelesco do curso ao longo de sua existência, assim como a preparação dos profissionais docentes, tendo como base as oportunidades que estes tiveram para desenvolver atividades que pudessem contemplar a integração entre os conteúdos específicos da Física e os didático-pedagógicos. Assim, em vista dos resultados obtidos, proponho, com este trabalho, ampliar a discussão, e mais, construir subsídios que possam colaborar nas avaliações e proposições para o novo projeto pedagógico da Licenciatura em Física, iniciado no primeiro semestre de 2006.por
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