Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/325
metadata.dc.type: Dissertação
Title: Práticas docentes na educação online: a tutoria no Programa de Formação Continuada em Mídia na Educação
Other Titles: Teaching practices in online education : tutoring Program of Continuing Formation in Media in Education
metadata.dc.creator: Oliveira, Carmen Lúcia de Araújo Paiva
metadata.dc.contributor.advisor1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, Mercedes Bêtta Quintano de Carvalho Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee2: Almeida, Maria Elizabeth Bianconcini Trindade Morato Pinto de
metadata.dc.description.resumo: Entre as funções docentes na educação online, a tutoria ocupa um lugar importante. O tutor estabelece as relações mais próximas com o aluno, mediando as ações pedagógicas que se desenvolvem no curso online, tendo em vista a concretização dos princípios da autonomia e da aprendizagem, contribuindo para a criação de espaços colaborativos de aprendizagem, permeados pela interatividade e afetividade. Esta pesquisa enfoca a atuação dos tutores no Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação tendo em vista a busca de subsídios para a melhoria da prática da tutoria, uma vez que os estudos sobre as práticas e os sujeitos que as exercem podem contribuir para a compreensão e melhor estruturação dessa área em expansão. Teve como objetivo verificar qual a contribuição dos tutores na promoção da interatividade e da construção de vínculos afetivos, através da interface fórum, como elementos constitutivos de comunidades de aprendizagem no ciclo básico do Mídias na Educação, em sua primeira oferta em Alagoas. A metodologia utilizada foi o estudo de caso, envolvendo várias fontes de evidências como questionários, entrevistas e consultas para coleta de dados. Na pesquisa realizou-se revisão de literatura, procedimentos de coleta de dados, tabulação e análise dos dados coletados. Os resultados demonstraram que a atuação dos tutores foi bastante positiva, mas há aspectos que precisam melhorar para que se tenha de fato a interatividade característica de uma comunidade de aprendizagem, e se alcance o objetivo da aprendizagem colaborativa na educação online.
Abstract: Among the teachers functions in online education, the tutoring plays an important role. The tutor establishes the closest relations with the student, mediating the pedagogical actions which are developed in the online course, with in order to achieve the principles of autonomy and learning, contributing to the creation of collaborative learning spaces, permeated by the interactivity and affection. This research focuses on the role of tutors in the Continued Training Programme for Educational Media searching for the improvement in the practice of tutoring since the studies of practice and the individuals who practice them can contribute to understanding and better structuring of this expanding area. This study aimed to verify the contribution of tutors to promote interactivity and building emotional bonds through the forum interface, as constitutive elements of learning communities in the basic cycle of the Media in Education Programme, in its first offer in Alagoas. The methodology used was case study, and data collecting involved multiple sources of evidence such as questionnaires, interviews and consultations. In the research achieved revise of literature, procedures for data collection, tabulation and analysis of data collected. The results showed that the performance of the tutors was very positive, but there are aspects that need improvement in order to have a truly interactive feature of a learning community, and reach the goal of collaborative learning in online education.
Keywords: Online education
Tutoring
Media in education
Interactivity
Discussion forums
Educação online
Tutoria
Mídias na Educação
Interatividade
Fóruns de discussão
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: OLIVEIRA, Carmen Lúcia de Araújo Paiva. Práticas docentes na educação online: a tutoria no Programa de Formação Continuada em Mídia na Educação. 2009. 174 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/325
Issue Date: 31-Oct-2009
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.