Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/320
metadata.dc.type: Dissertação
Title: A formação médica online por meio do arquivamento e comunicação de imagens radiológicas
Other Titles: The online medical formation by archive and communication of radiology images
metadata.dc.creator: Santos, Alexandre Nogueira dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Mercado, Luis Paulo Leopoldo
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Laís Záu Serpa de
metadata.dc.contributor.referee2: André, Túlio César Soares dos Santos
metadata.dc.description.resumo: Este estudo investiga como a implementação dos meios de Arquivamento e Comunicação de Imagens Picture Archiving And Communication System (PACS) poderiam ser utilizados como tecnologia de informação e comunicação (TIC) na formação médica online. Avaliando as tendências e as potencialidades deste novo campo de estudo, percebe-se que as suas aplicações e vantagens podem não se restringir apenas ao ambiente médico e hospitalar, mas também a ambientes de ensino utilizando imagens radiológicas. O atendimento médico à distância por meio da Telemedicina favorece a consulta de uma segunda opinião quando a distância é um fator crítico, bem como permite que muitos atendimentos aconteçam de forma online, como, por exemplo, na realização e exames de diagnóstico por imagem. Por esta razão, uma das áreas da Telemedicina que mais se beneficiaram desta modalidade foi a Radiologia. Muitas vezes a realização de exames à distância fica sob a responsabilidade de um residente orientado de forma online por um especialista, como acontece no projeto POA_S@UDE do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas em Porto Alegre, no atendimento pacientes gestantes do Bairro Restinga que realizam exames de ultrassom. Esta experiência foi avaliada a partir de uma perspectiva de EAD, considerando que os residentes envolvidos no projeto são médicos em fase de formação que atuam em uma modalidade online, através de questionários aplicados com especialistas e residentes que atuam ou já atuaram no projeto. Os aspectos de formação docente dos médicos, especialmente para atuar em ambientes online, definição de metodologias de avaliação, interação entre os sujeitos envolvidos, foram avaliados para considerar a possibilidade de que a experiência fosse utilizada em cursos de Medicina como um meio de EAD utilizando PACS.
Abstract: This study investigates how the implementation of the means of communication and Archiving Images - Picture Archiving And Communication System (PACS) could be used as information technology and communication (ITC) in medical education online. Assessing trends and potential of this new field of study, one realizes that its applications and benefits may not be restricted to medical and hospital environment, but also the learning environments using radiological images. Medical care at a distance through telemedicine consultation favors a second opinion when the distance is a critical factor, and allows many calls from happening online, for example, implementation and testing of diagnostic imaging. For this reason, one of the areas of telemedicine that have benefited most from this modality was radiology. Often the exams at a distance is the responsibility of a resident oriented so online by a specialist, as the project POA_S@UDE Hospital Materno Infantil Presidente Vargas in Porto Alegre, in the care of pregnant patients Neighborhood Restinga taking the examinations ultrasound. This experiment was assessed from a perspective of distance education, whereas residents involved in the project are doctors in training who work in a mode online, through questionnaires to specialists and residents who work or have been engaged in the project. The formation aspects of medical teaching, especially to work in online environments, development of assessment methodologies, interaction between the individuals involved, were evaluated to consider the experience to be used in medical courses as a means of distance education using PACS.
Keywords: Online education
Telemedicine
Teleradiology
PACS
Educação online
Telemedicina
Telerradiologia
PACS
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: BR
Publisher: Universidade Federal de Alagoas
metadata.dc.publisher.initials: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citation: SANTOS, Alexandre Nogueira dos. A formação médica online por meio do arquivamento e comunicação de imagens radiológicas. 2009. 97 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2009.
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/320
Issue Date: 2-Oct-2009
Appears in Collections:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.