00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/304
Tipo: Dissertação
Título: Da lousa ao computador: resistência e mudança na formação continuada de professores para integração das tecnologias da informação e comunicação
Título(s) alternativo(s): From the blackboard to computer : strength and change in continuing training of teachers for integration of information and communication technologies
Autor(es): Pinto, Francisco Soares
Primeiro Orientador: Costa, Cleide Jane de Sá Araújo
metadata.dc.contributor.referee1: Consani, Marciel Aparecido
metadata.dc.contributor.referee2: Santos, Maria Francisca Oliveira
metadata.dc.contributor.referee3: Pinto, Anamelea de Campos
Resumo: Em 1999, o Programa Nacional de Informática na Educação ProInfo deu início às primeiras capacitações para a formação de articuladores de informática e assim promover a inclusão das tecnologias da informação e comunicação nas escolas do sistema público de ensino do Estado de Alagoas. Nesse contexto, observou-se dificuldades na formação dos docentes. Diante do exposto, a pesquisa, que teve como recorte temporal os anos de 1999 a 2005, procurou resposta para o seguinte problema: Por que as escolas que participam do Proinfo, não efetivaram de forma significativa o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a mudança na prática de ensino de seus professores? Em relação ao objetivo, o presente trabalho buscou a identificação e análise dos fatores que implicaram resistência à mudança no processo de introdução das TIC nas escolas da rede pública de ensino do estado de Alagoas, inseridas no referido programa de informatização. Dessa forma, a pesquisa tem sua relevância, na medida em que procurou trazer à luz problemas que estão para além da questão pessoal no tocante a mudança. Para a fundamentação teórica, no que tange à Sociedade Atual e aos Paradigmas Emergentes foram cotejado autores como San Martim (2006), Meis (2002), Martinez (2004). No tocante a Formação Continuada recorreu-se a Béttega (2006), Falsarella (2004), Moraes (2002), Kullok (1999), Tajra (2001). Com respeito à mudança, resistência e inovação, foram colacionados Marchesi e Martin (2003), Farias (2006). Para a abordagem sobre a gestão da mudança e aspectos psicológicos, os autores foram: Chiavenato (2004), Montana e Charnov (2003), Hersey e Blanchard (1986). A pesquisa caracterizou-se como um estudo de caso por ter o foco voltado para o processo de implementação das TIC nas escolas da rede pública estadual de ensino de Alagoas. A coleta de dados foi obtida através de relatórios, entrevistas, aplicação de questionário e formulários. O universo da pesquisa teve como cenário as escolas localizadas no complexo educacional do Centro Educacional de Pesquisas Aplicadas (CEPA), das quais foram escolhidas para compor a amostragem três escolas que aderiram ao referido programa. Ainda como parte do cenário o estudo compreendeu também o NTE núcleo de Maceió, onde ocorreram as formações continuadas e, como sujeitos, a pesquisa contemplou os gestores do Programa de Tecnologia Educacional (PTE), Multiplicadores do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE/Maceió), articuladores de informática, gestores da 15ª Coordenadoria de Ensino - CE, gestores e professores das escolas participantes do programa. Como resultado, foi constatado que para a integração das TIC como estratégia para a melhoria da qualidade do ensino, há a necessidade por parte dos gestores, de uma maior atenção sobre a política de integração das TIC, pois a permanecer como se encontra, o programa de informatização tende para a sua total inviabilização, significando a perda de recurso estratégico fundamental nos dias atuais para a melhoria da qualidade do ensino e a aprendizagem de alunos oriundos de condições sócio-econômicas adversas, os quais têm nas escolas da rede pública estadual a grande oportunidade de acesso às TIC e à inclusão digital.
Abstract: In 1999 the National Program for Information Technology in Education - ProInfo initiated the first trainings for articulators in IT formation and thus promote the inclusion of Information and Communication Technologies (ICT) in public schools of Alagoas state. In that context was observed difficulties in training the teachers. Facing the above, the research was done during the years 1999-2005, looked for answers to the following issue: why the schools that participate in the ProInfo did not perform significantly the use of ICT to change the practice of education of their teachers? Regarding the objective, this paper attempts to identify and analyze the factors that resulted in resistance to change in the process of introduction of ICT in the public schools of the Alagoas state, embedded in the program of computerization. The importance of this search is to bring to light problems that are beyond the personal question regarding to change. For theoretical basis, with respect to the Actual Society and to Emerging Paradigms were compared authors such as San Martin (2006), Meis (2002), Martinez (2004). In terms of Continuing Education appealed to Bettega (2006), Falsarella (2004), Moraes (2002), küllők (1999), Tajra (2001). With respect to Change, Strength and Innovation were collations Marchesi and Martin (2003), Farias (2006). To approach the change management and psychological aspects the authors were: Chiavenato (2004), Montana and Charnov (2003), Hersey and Blanchard (1986). The search was characterized as a case study for having turned the focus to the process of implementation of ICT in the public schools of Alagoas state. The data was obtained from reports, interviews, a questionnaire and application forms. The research universe were the schools located in the Educational Center for Applied Research (CEPA), and there were chosen three schools that have joined the program to compose the sampling. Also as part of the scenario study, it was included the NTE of Maceió, a center for Educational Technology, where the continued education training occurred, as subjects, the study included the managers of Program of Educational Technology (PET), multipliers of the NTE/Maceió, articulators of information technology, coordinators of the 15th Coordination of teaching (CE), managers and teachers of the program participating schools. As a result, it was found that for the integration of ICT as a strategy for improving the quality of teaching, there is a need of more attention from the managers on the ICT integration politics, because if it remains as it is, the informatization program tends to failure, signifying the loss of strategic resource actualy to improve the teaching quality and the learning of students that have adverse socio-economic conditions, which have in public schools the great opportunity of ICT access and digital inclusion.
Palavras-chave: Continuing training
Computing in the education
Innovation
Resistance
Changes
Formação continuada
Informática na educação
Inovação
Resistência
Mudança
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: PINTO, Francisco Soares. Da lousa ao computador: resistência e mudança na formação continuada de professores para integração das tecnologias da informação e comunicação. 2008. 179 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/304
Data do documento: 21-nov-2008
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.