00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/299
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Oliveira, Eduardo Calil de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784169T3por
dc.contributor.referee1Freitas, Marinaide Lima de Queiroz-
dc.contributor.referee1LattesFREITAS, Marinaide Lima de Queirozpor
dc.contributor.referee2Amaral, Maria Virgínia Borges-
dc.contributor.referee2LattesAMARAL, M. Virgínia Borgespor
dc.creatorSilva, Thatyana Angélica dos Santos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4526906745946102por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:45Z-
dc.date.available2008-10-17-
dc.date.available2015-08-25T18:16:45Z-
dc.date.issued2008-08-11-
dc.identifier.citationSILVA, Thatyana Angélica dos Santos. Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?. 2008. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/299-
dc.description.abstractRecently, the textbook has taken up an important position about public politics of Brazilian education and it has been a matter of several researches in all the country. However, some criticism about the quality of this teaching material is done by several studious people. This research has the purpose to analyze the use which the teacher makes of the proposal of text production of Portuguese textbook of third grade of fundamental teaching and production conditions that are provided for the students. We analyzed five textbooks, the most used textbooks in Maceio and we observed five teacher s text practice of Municipal Teaching. Therefore, considering fundamentals practiced by National Curriculum Standard which advises about writing process, we realized the teacher s practical way contributes to educate competent writers at school. Referring to textbook use, the proposals about text production developed from this material are rare and, when they are made, they are connected with a traditional practice which not favors the handy writer s formation with written language. The teacher develops activities which not value interretional character. The texts are produced without any purpose. Furthermore, the opportunities which the students find to produce texts, from a Portuguese textbook or not, are not enough to comprehend the complex task of producing texts.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectText productioneng
dc.subjectTextbookeng
dc.subjectLanguage teachingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subjectProdução de textopor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectEnsino de língua, Prática docentepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titlePráticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?por
dc.title.alternativeTeacher' text practice: limits or possibility?eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNos últimos anos, o livro didático tem ocupado um importante espaço nas políticas públicas da educação brasileira e tem sido alvo de diversas pesquisas em todo país. No entanto, algumas críticas com relação à qualidade deste material didático são realizadas por vários estudiosos. Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o uso que o professor faz das propostas de produção de texto do livro didático de português de 3ª série do Ensino Fundamental e as condições de produção oferecidas ao aluno. Para isso, analisamos os cinco LDP mais utilizados pelo município de Maceió e observamos a prática de textualização de cinco professores da rede municipal de ensino. Desse modo, considerando os fundamentos advogados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais que orientam o processo de escritura, constatamos de que forma a prática do professor contribui para a formação de escritores competentes na escola. Neste sentido, no que concerne ao uso do livro didático, as propostas de produção de textos desenvolvidas a partir desse material são raras e, quando realizadas, atrela-se a uma prática tradicional em que pouco favorece a formação de escritores habilidosos com a linguagem escrita. O professor desenvolve atividades que não valorizam o caráter interacional da linguagem. Os textos são produzidos desprovidos de qualquer finalidade. Além disso, as oportunidades que os alunos encontram para produzir textos quer seja do Livro Didático de Português ou não, são insuficientes para a compreensão da complexa tarefa de produzir textos.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Práticas de textualização na escola: limites ou possibilidades?.pdf6.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.