00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2990
Tipo: Dissertação
Título: Conceitos da genética com animações: uma estratégia para o Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Concepts of genetics with animations: a strategy for Middle School
Autor(es): Souza, Jeffles Layon dos Santos
Primeiro Orientador: Sovierzoski, Hilda Helena
metadata.dc.contributor.referee1: Broetto, Leonardo
metadata.dc.contributor.referee2: Bastos Filho, Jenner Barretto
Resumo: Alguns fenômenos dificultam os processos de Ensino e Aprendizagem da Genética no Brasil: as pesquisas voltadas para essa área ainda são escassas; professores e alunos apontam seus conteúdos como os mais difíceis; seus conceitos e termos habitam um campo extremamente abstrato; as escolas oferecem poucos recursos para mitigar tais problemas, esses e outros fatos corroboram para necessidade de trabalhos como esse. Caro leitor, essa pesquisa foi redigida em formato de artigos, compreendendo um total de três manuscritos, que serão submetidos para revistas das áreas de ensino e educação. Como objetivo principal, buscou-se estimular o aprendizado por parte dos alunos do Ensino Médio, de termos e conceitos essencialmente básicos de Genética, que servem de base para aquisição de novos conhecimentos. Além disso, buscou levantar dados a respeito das concepções dos alunos sobre Genética, avaliar a contribuição das aulas tradicionais para o aprendizado, desenvolver animações autorais e avaliar sua contribuição para o aprendizado, por fim, avaliar principalmente por meio de representações pictóricas a influência das animações sobre o aprendizado. O presente trabalho foi desenvolvido com uma metodologia educacional própria, inspirada principalmente na Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, na utilização de animações autorais em 2D para o ensino de Genética e no uso de representações pictóricas como instrumento avaliativo. Participaram da pesquisa, alunos de duas turmas do 3º ano do Ensino Médio matutino de uma escola estadual de Maceió, Alagoas. Durante este estudo foram realizadas a aplicação de um questionário próprio para averiguar o conhecimento dos alunos a respeito dos principais termos e conceitos do conteúdo de Genética, em seguida foram levantados dados que serviram de base para o desenvolvimento autoral de animações em 2D, essas animações foram exibidas em ambas as turmas, por fim, o questionário foi reaplicado. Inicialmente, a proposta desta pesquisa foi apresentada para a coordenação da escola e em seguida para os alunos, que receberam explanações sobre os objetivos e importância deste trabalho. Os resultados mostraram que muitos alunos tinham um conhecimento equivocado ou não tinham conhecimento de termos importantes para compreender a Genética ao fim do primeiro semestre, período em que se tem contato com tais conteúdos, tornado claramente observável que muito do que é estudado logo é esquecido; entretanto, após a intervenção proposta, foi constatada a ampliação do conhecimento e da percepção dos alunos sobre o tema abordado. Neste sentido, considerou-se que as animações são instrumentos favorecedores de aprendizagem, portanto, podem ser mais exploradas por professores, não como substitutas, mas, como complemento para aulas tradicionais.
Abstract: Some phenomena hinder the processes of teaching and learning genetics in Brazil: The research focused on this area is still scarce; Teachers and students point out their content as the most difficult; Their concepts and terms inhabit an extremely abstract field; Schools offer few resources to mitigate such problems, these and other facts corroborate for the need for jobs like this. Dear reader, this research was written in the form of articles, comprising a total of three manuscripts, which will be submitted to journals of the areas of teaching and education. As a main objective, it was sought to stimulate the learning of the students of high school, of fundamental terms and concepts of genetics, which serve as the basis for acquiring new knowledge. In addition, he sought to raise data about the conceptions of students about genetics, evaluate the contribution of traditional lessons to learning, develop authorial animations and evaluate their contribution to learning, finally evaluating Mainly through pictorial depictions the influence of animations on learning. The present work was developed with an educational methodology of its own, inspired mainly in the theory of significant learning of Ausubel, in the use of 2d copyright animations for the teaching of genetics and the use of pictorial representations as an evaluation instrument. Participated in the research, students of two classes of the 3rd year of the morning High School of a state School of Maceió, Alagoas. During this study the application of a questionnaire was carried out to ascertain the knowledge of the students regarding the main terms and concepts of the genetic content, then data were raised that served as the basis for the development Author of 2d animations, these animations were displayed in both classes, and finally, the questionnaire was reapplied. Initially, the proposal of this research was presented for the coordination of the school and then for the students, who received explanations about the objectives and importance of this work. The results showed that many students had a misguided knowledge or were unaware of important terms to understand genetics at the end of the first semester, when they had contact with such content, made clearly observable That much of what is studied is soon forgotten; However, after the proposed intervention, it was found that the students ' knowledge and perception of the subject matter was broadened. In this sense, it was considered that the animations are encouraging tools of learning, so they can be more exploited by teachers, not as substitutes, but as a complement to traditional classes.
Palavras-chave: Genética – Estudo e ensino
Ensino e aprendizagem
Animação por computador
Genetics - Study and teaching
Teaching and learning
Computer animation
2D animations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::GENETICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citação: SOUZA, Jeffles Layon dos Santos. Conceitos da genética com animações: uma estratégia para o Ensino Médio. 2017. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2990
Data do documento: 29-ago-2017
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Conceitos da genética com animações - uma estratégia para o Ensino Médio.pdfConceitos da genética com animações: uma estratégia para o Ensino Médio3.44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
VIDEO_TS.BUP12 kBUnknownVisualizar/Abrir
VIDEO_TS.IFO12 kBUnknownVisualizar/Abrir
VIDEO_TS.VOB5.14 MBUnknownVisualizar/Abrir
VTS_01_0.BUP20 kBUnknownVisualizar/Abrir
VTS_01_0.IFO20 kBUnknownVisualizar/Abrir
VTS_01_1.VOB451.34 MBUnknownVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.