00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) FALE - FACULDADE DE LETRAS Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/2982
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Silva Sobrinho, Helson Flávio da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9678771021912570pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Sóstenes Ericson Vicente da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1308353368649852pt_BR
dc.contributor.referee2Magalhães, Belmira Rita da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1964810411309274pt_BR
dc.contributor.referee3Pimentel, Mercia Sylvianne Rodrigues-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0465564620477640pt_BR
dc.contributor.referee4Ramires, Lídia Maria Marinho da Pureza-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2166762174995535pt_BR
dc.creatorAraujo, Luciano Luiz-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6387832602103333pt_BR
dc.date.accessioned2018-04-18T13:03:05Z-
dc.date.available2018-04-16-
dc.date.available2018-04-18T13:03:05Z-
dc.date.issued2017-04-26-
dc.identifier.citationARAUJO, Luciano Luiz. Da “inocência” à “malícia” no discurso publicitário a serviço do capital. 2017. 153 f. Tese (Doutorado em Linguística) – Faculdade de Letras, Programa de Pós Graduação em Letras e Linguística, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufal.br/handle/riufal/2982-
dc.description.abstractIncluded on Discourse Analysis Theory, founded by Michael Pêcheux, the aim of this work was to analyze, based on materiality of advertising discourse, the material-shape (linguistic and historical) of its ambiguities and equivoques, as well as to reveal the functioning of its effects reflecting over the movement/transfer of “innocence” to “malice” sense, that exist in the discourse favorable to the logic of capitalism. In the material discourses appraised, it was detected a subtle/malicious gesture to sale the advertised product. The ambiguity and equivoque functionality, on it own language, pointed to a place that bring up the discussion regarding Gender, considering that the presented discourse suggest the woman as a sexual tool, still advising envy to purchase a specific product, moreover jealous, infidelity, greed/avarice for the power and the practice of transgression on product achievement. The discourse functioning, which plays with the apparent innocence of the sense effects, is determined on its socio-historical base, by the efficacy of “malice” on advertising discourse serving the capital. It is about a necessary society reflection, objecting to verify what if was inserted on advertisement has provoked discussions, if such ideas was in accordance with the established social rules, or even to understand if everything is allowed to sell goods. Therefore, this cohort of information is build to attend the logic of capital, the fact of use malice in an esthetical shape to promote goods circulation to the costumers. Such language utilization implicate on a Malice Discourse Formation, which brings together a degree of rupture/transgression with other discursive formations, i.e. religious and juridical, and also brings in parallel the sense of “be happy” to accomplish a determined ideological formation on market.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letras e Linguísticapt_BR
dc.publisher.initialsUFALpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAnálise do Discursopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectMalíciapt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSujeitopt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectDiscourse analysispt_BR
dc.subjectAdvertisingpt_BR
dc.subjectMalicept_BR
dc.subjectGenderpt_BR
dc.subjectSubjectpt_BR
dc.subjectLanguagept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApt_BR
dc.titleDa “inocência” à “malícia” no discurso publicitário a serviço do capitalpt_BR
dc.title.alternativeFrom “innocence” to “malice” on advertising discoursen serving to the capitalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.resumoInscrito na Teoria da Análise do Discurso (AD), fundada por Michel Pêcheux, este trabalho tem o objetivo de analisar, na materialidade do discurso publicitário, a forma-material (linguística e histórica) de suas ambiguidades e equívocos e desvelar o funcionamento dos seus efeitos, refletindo sobre o movimento/deslocamento de sentidos da “inocência” às “malícias” existentes no discurso a serviço da lógica capitalista. Nas materialidades discursivas analisadas, verificamos um gesto sutil/malicioso para a venda do produto apresentado na propaganda. O funcionamento da ambiguidade e do equívoco em sua linguagem apontou para um lugar que traz à tona a discussão sobre Gênero, visto que o discurso apresentado sugere a mulher como objeto sexual, sugerindo ainda a inveja para consumir determinado produto, ciúmes, infidelidade, cobiça/avareza pelo poder e a prática de delito na “obtenção” do produto. O funcionamento do discurso, que joga com a aparente “inocência” dos efeitos de sentidos, está determinado, em sua base sócio-histórica, pela eficácia da “malícia” do discurso publicitário a serviço do capital. Trata-se de uma reflexão que se faz necessária na sociedade, no intuito de verificar o que foi colocado na propaganda ter gerado um debate, se tais ideias estariam de acordo às normas estabelecidas socialmente, bem como compreender se tudo é permitido para venda da mercadoria. Isso vem atender à lógica do capital, o fato de utilizar-se esteticamente da malícia para fazer circular produtos para o consumidor. Essa utilização da linguagem implica em uma Formação Discursiva Maliciosa, que traz consigo certo rompimento/transgressão com outras formações discursivas, como a religiosa e a jurídica, e traz consigo, de modo paralelo, os sentidos de “ser feliz” para cumprir com determinada formação ideológica do mercado.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - FALE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Da “inocência” à “malícia” no discurso publicitário a serviço do capital.pdf3.14 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.