00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Tipo: Dissertação
Título: Violência doméstica: a interdisciplinaridade como mediação no espaço escolar
Autor(es): Silva, Terezinha de Jesus Barbosa da
Primeiro Orientador: Borba, Sergio da Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Pizzi, Laura Cristina Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Leal, Maria Lucia Pinto
Resumo: Esta dissertação analisa a ação interdisciplinar na escola como mediação para intervir nas questões relacionadas à violência doméstica, visando o entendimento do espaço escolar enquanto lugar que possibilita a compreensão desse fenômeno praticado contra crianças e adolescentes, dando-lhe assim o status de questão pública. A pesquisa é de cunho qualitativo. O método privilegiou o diálogo e a observação participante. Este trabalho é fruto de uma pesquisa de 16 meses junto à comunidade de uma escola pública estadual de ensino fundamental do município de Maceió. A pesquisa pretende contribuir para o currículo escolar, pois propõe a superação da fronteira disciplinar do currículo tradicional e de princípios pedagógicos ou epistemológicos tradicionais. Para isso, a interdisciplinaridade é trazida à discussão, vendo-se nela a possibilidade de corrigir possíveis erros de uma ciência compartimentalizada e produzida nos moldes de uma sociedade capitalista. Nesta pesquisa defende-se a tese de que a ação interdisciplinar no espaço escolar possibilita dar voz a crianças, reconhecendo sua dor e estimulando esses (as) participantes a dizer não em situações de violência, num processo de reconhecimento dos seus direitos e de reconstrução de sua auto-estima. Isso se dará através da superação do distanciamento existente na relação educador (a) educando (a) nos processos das atividades pedagógicas através da construção de formas mais espontâneas de expressão sobre o que meninos e meninas pensam e sentem, sem se prender a protótipos e estigmas. Este trabalho pretende contribuir para uma problemática atual que atinge milhares de crianças e adolescentes no mundo, partindo de um espaço singular no estado de Alagoas, apreendendo elementos complexos do todo social, econômico, político e cultural que envolve o silenciamento sobre a questão na comunidade pesquisada.
Abstract: This study analyzes the interdisciplinary action in the school as a way for intervene in questions related to domestic violence. It aims the understanding of what the school environment represents as a space where it is also possible comprehend this phenomenon of domestic and sexual violence against children and teenagers, emphasizing this phenomenon as a public issue. This research is based in a qualitative approach. The method privileged the dialogue and the participating observation. This research has taken 16 months long of working in a school community that concentrates around an elementary public school from the city of Maceió. It aims to contribute to the scholar curriculum. It proposes going beyond the border of the traditional curriculum, pedagogical principles and epistemology. The interdisciplinary approach we propose can possibly correct some mistakes committed by a divided science, that is the product of a capitalist society. We believe that the interdisciplinary action in the school environment makes possible listening to children, once they are encouraged to speak. Thus it will be possible recognize their pain and stimulate them to say no to situations of violence, in a process of recognizing their rights and rebuilding their self-esteem. This will only be possible if the distance between educators and students get shorten through pedagogical activities that motivate the construction of more spontaneous expressions of the students thoughts and feelings free of typical/pattern models. We intend to contribute to a current problem that affect millions of children and teenagers all around the world, studying a very specific space in the state of Alagoas, trying to catch complex elements from the social, economic and political contexts that are responsible for the silence on this question.
Palavras-chave: Interdisciplinary approach
Education
Mediation
Domestic violence
Interdisciplinaridade
Educação
Mediação
Violência doméstica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SILVA, Terezinha de Jesus Barbosa da. Violência doméstica: a interdisciplinaridade como mediação no espaço escolar. 2007. 151 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.
Tipo de Acesso: Acesso Embargado
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/295
Data do documento: 4-jun-2007
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