00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Santana, Moisés de Melo-
dc.contributor.advisor1LattesSANTANA, M. M.por
dc.contributor.referee1Silva, Ana Celia da-
dc.contributor.referee1LattesSILVA, A. C. dapor
dc.contributor.referee2Madeira, Maria das Graças de Loiola-
dc.contributor.referee2LattesMADEIRA, M. G. L.por
dc.contributor.referee3Borba, Sergio da Costa-
dc.contributor.referee3LattesBORBA, S. C.por
dc.creatorSantos, Ana Cristina Conceição-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0129621604933538por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:43Z-
dc.date.available2008-05-12-
dc.date.available2015-08-25T18:16:43Z-
dc.date.issued2008-02-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Ana Cristina Conceição. Escola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negra. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/291-
dc.description.abstractThis dissertation entitled School, Family and the Quilombola Community in the Affirmation of the Ethic Identity of Black Children, carried out in the Quilombo community of Muquém, in the State of Alagoas, had as a general objective to identify how the ethnic identity of Black children is constructed and asserted in the interrelationship of school, family and of the Quilombola community. The approach of the study was qualitative, having as a methodology participant observation and informal interviews with eight children, their mothers, their teacher, and Quilombolas of Muquém. We conducted an analysis of the discipline of Palmarina Culture and of four activities administered in the classroom. In the analysis and systematization of the data we were able to perceive how the facets of racism and its reproduction in every social filed (family, school, community) challenges the positive identity construction of Quilombo Black children in the researched community.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Alagoas-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEthnic identityeng
dc.subjectchildren/childeng
dc.subjectQuilombola communityeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectIdentidade étnicapor
dc.subjectCriança negrapor
dc.subjectComunidade quilombolapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negrapor
dc.title.alternativeSchool, family and Quilombola Community in the affirmation of ethnic identity of the black childreneng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação intitulada Escola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negra , realizado na comunidade quilombola de Muquém, no Estado de Alagoas, teve como objetivo geral identificar como se constrói e se afirma a identidade étnica da criança negra na inter-relação escola, família e comunidade quilombola. A abordagem foi qualitativa, tendo como metodologia a observação participante e apresentamos como técnicas de coleta de dados: entrevistas não padronizadas com oito crianças e suas mães, com a professora e quilombolas de Muquém; fizemos a análise da disciplina Cultura Palmarina e de quatro atividades ministradas em sala de aula. Na análise e sistematização dos dados podemos perceber como as facetas do racismo e sua reprodução em todo âmbito social (família, escola, comunidade) dificulta a construção identitária positiva das crianças negras quilombolas da comunidade pesquisada.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negra.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.