00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/291
Tipo: Dissertação
Título: Escola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negra
Título(s) alternativo(s): School, family and Quilombola Community in the affirmation of ethnic identity of the black children
Autor(es): Santos, Ana Cristina Conceição
Primeiro Orientador: Santana, Moisés de Melo
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Celia da
metadata.dc.contributor.referee2: Madeira, Maria das Graças de Loiola
metadata.dc.contributor.referee3: Borba, Sergio da Costa
Resumo: Esta dissertação intitulada Escola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negra , realizado na comunidade quilombola de Muquém, no Estado de Alagoas, teve como objetivo geral identificar como se constrói e se afirma a identidade étnica da criança negra na inter-relação escola, família e comunidade quilombola. A abordagem foi qualitativa, tendo como metodologia a observação participante e apresentamos como técnicas de coleta de dados: entrevistas não padronizadas com oito crianças e suas mães, com a professora e quilombolas de Muquém; fizemos a análise da disciplina Cultura Palmarina e de quatro atividades ministradas em sala de aula. Na análise e sistematização dos dados podemos perceber como as facetas do racismo e sua reprodução em todo âmbito social (família, escola, comunidade) dificulta a construção identitária positiva das crianças negras quilombolas da comunidade pesquisada.
Abstract: This dissertation entitled School, Family and the Quilombola Community in the Affirmation of the Ethic Identity of Black Children, carried out in the Quilombo community of Muquém, in the State of Alagoas, had as a general objective to identify how the ethnic identity of Black children is constructed and asserted in the interrelationship of school, family and of the Quilombola community. The approach of the study was qualitative, having as a methodology participant observation and informal interviews with eight children, their mothers, their teacher, and Quilombolas of Muquém. We conducted an analysis of the discipline of Palmarina Culture and of four activities administered in the classroom. In the analysis and systematization of the data we were able to perceive how the facets of racism and its reproduction in every social filed (family, school, community) challenges the positive identity construction of Quilombo Black children in the researched community.
Palavras-chave: Ethnic identity
children/child
Quilombola community
Education
Identidade étnica
Criança negra
Comunidade quilombola
Educação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Universidade Federal de Alagoas
Sigla da Instituição: UFAL
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação
Citação: SANTOS, Ana Cristina Conceição. Escola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negra. 2008. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2008.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ufal.br/handle/riufal/291
Data do documento: 19-fev-2008
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Escola, família e comunidade quilombola na afirmação da identidade étnica da criança negra.pdf3.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.