00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Borba, Sergio da Costa-
dc.contributor.advisor1LattesBORBA, S. C.por
dc.contributor.referee1Fumes, Neiza de Lourdes Frederico-
dc.contributor.referee1LattesFUMES, N. L. F.por
dc.contributor.referee2Kullok, Maísa Gomes Brandão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8348252267620047por
dc.contributor.referee3Macedo, Roberto Sidnei Alves-
dc.contributor.referee3LattesMACEDO, R. S. A.por
dc.creatorMoraes, Nadeje Fidelis de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2434105383285765por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:43Z-
dc.date.available2008-03-27-
dc.date.available2015-08-25T18:16:43Z-
dc.date.issued2007-07-04-
dc.identifier.citationMORAES, Nadeje Fidelis de. Educação e corporeidade: conflito e prazer no cotidiano dos professores. 2007. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/288-
dc.description.abstractThe objective of this work is study the teachers' corporeal awareness while educators in their human significance, with a body in which pain and pleasure are the base of the experience as subject. The study problematizes the body, searching the comprehension of the corporal image importance, and the contributions that the corporal experiences can offer for sensitize the corporeal awareness, distorted by the social impositions. Related to the theoreticalconceptual base, it was based in the phenomenological conception, and approached several authors that assist to recent study demands about the relationship between body and education as a renovation of the pedagogic praxis. The used methodology was the qualitative type, where the ethnographic research was used with participant observation. The empiric material was collected through the following instruments: participant observation, semi-structured interviews, field notes, pictures, depositions and corporal experiences. The studied population was a group of 12 teachers of the Elementary School, from 5th to 8th grades, and High School (equivalent to Brazilian Educational System), from a public state school. The field research was applied at the referred school from September 2005 to December 2006. From the analyses, it was confirmed that the corporeal awareness brings all the demands that involve the teachers' experiences, that the images they have of themselves reflect, in their educational actions, the pleasure and conflict lived by the teacher/educator in the daily school; they also echo their searches, anxieties and desires. It was evidenced that the schools can promote simple moments of corporal experiences that allow the teacher to have a high emotional response of the corporeal awareness and cause, with this, life to education through the lived corporeal awareness of the educators subjects of their history.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCorporeal awarenesseng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectProfessor.por
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação e corporeidade: conflito e prazer no cotidiano dos professorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo estudar a corporeidade do professor como educador em sua significação humana, portador de um corpo no qual a dor e o prazer fundamentam sua experiência enquanto sujeito. O estudo incidiu em problematizar as questões do corpo, buscando a compreensão da importância da imagem corporal, e as contribuições que as vivências corporais podem oferecer para a sensibilização da corporeidade, distorcida pelas imposições sociais estabelecidas. Quanto à base teórico-conceitual, foi fundamentada na concepção fenomenológica e abordou diversos autores que atendem a demandas recentes de estudo sobre a relação corpo e educação, como uma renovação da práxis pedagógica. A metodologia utilizada foi do tipo qualitativa, em que se utilizou a pesquisa etnográfica com observação participante. O material empírico foi coletado por meio dos seguintes instrumentos: observação participante, entrevistas semi-estruturadas, notas de campo, fotografias, depoimentos e vivências corporais. A população observada foi um grupo de 12 professores do Ensino Fundamental de 5ª a 8ª série e Ensino Médio, lotados em uma escola pública estadual. A pesquisa de campo ocorreu no período de setembro/2005 a janeiro/2007, nas dependências da referida escola. De acordo com as análises feitas, as conclusões confirmam que a corporeidade traz em si todas as demandas que envolvem a vivência do professor, que a imagem que ele tem de si mesmo reflete, em suas ações educativas, o prazer e o conflito vivenciados pelo professor educador no cotidiano escolar, reflete também suas buscas, inquietações e desejos. Fica evidenciado que as instituições escolares podem oportunizar momentos simples de vivências corporais, que permitam ao professor a sensibilização da corporeidade e ocasionar, com isso, vida à educação através da corporeidade vivenciada dos educadores sujeitos de sua história.por
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