00 CAMPUS ARISTÓTELES CALAZANS SIMÕES (CAMPUS A. C. SIMÕES) CEDU - CENTRO DE EDUCAÇÃO Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufal.br/jspui/handle/riufal/277
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Melo, Adriana Almeida Sales de-
dc.contributor.advisor1LattesMELO, A. A. S.por
dc.contributor.referee1Verçosa, Elcio de Gusmão-
dc.contributor.referee1LattesVERÇOSA, E. G.por
dc.contributor.referee2Gomes, Alfredo Macedo-
dc.contributor.referee2LattesGOMES, A. M.por
dc.creatorSouza, Somaya de Albuquerque-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7989312952426911por
dc.date.accessioned2015-08-25T18:16:40Z-
dc.date.available2007-05-10-
dc.date.available2015-08-25T18:16:40Z-
dc.date.issued2007-04-16-
dc.identifier.citationSOUZA, Somaya de Albuquerque. A complexidade do processo de democratização e de participação na elaboração do plano estadual de educação de Alagoas 2006-2015. 2007. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) - Centro de Educação, Programa de Pós Graduação em Educação, Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufal.br/handle/riufal/277-
dc.description.abstractThis work aims at analyzing the complexity of the democratization process and the participation of the Management Committee in the elaboration of the Education State Plan of Alagoas for the period of 2006 up to 2015. The work has as main objectives: to identify the context of the educational planning in Brazil and in the State of Alagoas, and to characterize the democratization process and the participation in the educational planning in the cited state during the XXI century. Besides the participating observation, some semi-structured interviews were carried out, and two categories were chosen to analyze the material: democracy and participation. The non-existence of popular participation practices of some thematic subcommittees has brought difficulties to the mobilization with several collective political subjects to discuss and elaborate proposals of the Education State Plan of Alagoas.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Alagoaspor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.publisher.initialsUFALpor
dc.rightsAcesso Embargadopor
dc.subjectDemocracyeng
dc.subjectParticipationeng
dc.subjectEducation state planeng
dc.subjectDemocraciapor
dc.subjectParticipaçãopor
dc.subjectPlano Estadual de Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA complexidade do processo de democratização e de participação na elaboração do plano estadual de educação de Alagoas 2006-2015por
dc.title.alternativeThe complescity of the democratization process and the participation in the elaboration of Alagoas education state planeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a analisar a complexidade do processo de democratização e de participação do Comitê Gestor na elaboração do Plano Estadual de Educação do Estado de Alagoas (PEE/AL) 2006-2015. Tem como objetivos principais: identificar o contexto do planejamento educacional no Brasil e no Estado de Alagoas, além de caracterizar o processo de democratização e de participação no planejamento educacional neste Estado no decorrer do século XXI. Além da observação participante, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e escolhidas duas categorias para análise: democracia e participação. A inexistência de práticas de participação popular de alguns sub-comitês temáticos dificultou a mobilização com os vários sujeitos políticos coletivos para a discussão e elaboração das propostas do PEE/AL.por
Aparece nas coleções:Dissertações e Teses defendidas na UFAL - CEDU



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.